MINAS GERAIS

Sobe para 20 o número de mortos durante o período chuvoso em Minas Gerais

Desde o início do período chuvoso, em setembro do ano passado, 131 municípios decretaram situação de emergência


Publicado em: 10/01/2023 às 14:21hs

Sobe para 20 o número de mortos durante o período chuvoso em Minas Gerais

De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), atualizado nesta terça-feira, 10, chegou a 20 o número de pessoas que morreram em Minas Gerais desde o início do período chuvoso, em 21 de setembro do ano passado. 

Nesta madrugada, um casal de idosos morreu em Caldas, no Sul de Minas, após um deslizamento de terra. De acordo com a Cedec, chovia quando um talude deslizou e atingiu a casa das vítimas no distrito de Santana de Caldas. Morreram um homem de 70 anos e uma mulher de 66. Eles foram encontrados sob os escombros por populares.

Na segunda-feira, 9, em Barbacena, no Campo das Vertentes, um jovem de 23 anos morreu após parte da casa dele desabar durante a chuva. Os outros seis moradores do imóvel foram resgatados. 

Ao todo, de acordo com o boletim, de setembro até agora, Minas Gerais registrou 10.816 pessoas desalojadas – que precisaram desocupar os imóveis, mas se deslocaram para as casas de parentes ou amigos, e outras 1.974 ficaram desabrigadas – foram para abrigos públicos em função de danos ou ameaças de danos em seus domicílios. São 131 municípios em situação de emergência em Minas Gerais.

Cuidados

Entre as principais dicas para prevenção às chuvas estão as recomendações para que as pessoas nunca se abrigue embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.

Além disso, recomenda-se à população evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.

Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193. Se houver sinal de trincas na estrutura da casa e movimentação de solo a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e chamar o 199.