MINAS GERAIS

Posto do Hemominas em Viçosa não tem prazo para começar a funcionar

Enquanto isso, estoques do banco de sangue em Ponte Nova estão em níveis críticos. Saiba também quais os requisitos necessários para ser doador


Publicado em: 23/01/2021 às 09:00hs

Posto do Hemominas em Viçosa não tem prazo para começar a funcionar
Foto: Arquivo

O Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do Hemoninas, inaugurado em Viçosa no final de dezembro do ano passado, ainda não tem previsão de iniciar os trabalhos. De acordo com a Prefeitura, o posto ainda não possui condições para o funcionamento.

A sala, construída no prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv), foi orçada em R$105.533,54 e financiada com recursos próprios do Consórcio, rateados entre os municípios da região. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Planejamento e Meio Ambiente (Iplam), seguindo normas da Fundação Hemominas.

A prefeitura também não informou como será a rotina de funcionamento do Posto de Coleta. Quando estiver aberta, a sala em Viçosa vai reforçar os estoques do banco de sangue do Hemonúcleo mais próximo, em Ponte Nova, que atende 31 cidades da macrorregião. “O fato de Viçosa ter um posto de coleta não impede que os doadores continuem procurando a unidade em Ponte Nova”, afirma a funcionária do setor de captação, Ana Marina Fialho. Segundo ela, Viçosa tem muitos doadores em potencial e somente a sala instalada no Cismiv não daria conta de receber todas as pessoas.

ESTOQUES EM NÍVEL CRÍTICO

Para trabalhar com tranquilidade, o Hemonúcleo de Ponte Nova considera o chamado “número estratégico” de bolsas de sangue disponíveis. A quantidade representa o mínimo necessário para atender a rotina normal dos municípios cobertos pelo Hemonúcleo de Ponte Nova.

Atualmente, o estoque de Ponte Nova está em nível crítico. Dos 8 tipos sanguíneos, somente 2 estão com quantidade estável. Os demais, já se encontram em nível de alerta ou pior, em níveis críticos. O tipo O- é o que mais Posto do Hemominas em Viçosa não tem prazo para começar a funcionar. Enquanto isso, estoques do banco de sangue em Ponte Nova estão em níveis críticos preocupa, por ser o sangue “doador universal”.

“Se tivermos um acidente grave, ou mais pessoas precisando de sangue ao mesmo tempo, infelizmente, não teremos condição de atender e precisamos acionar outros Núcleos”, lamenta Ana Marina. Confira na arte o estoque atual: A pandemia contribuiu consideravelmente para a redução dos estoques do banco de sangue. De acordo com a Fundação Hemominas, desde o início da proliferação do novo Coronavírus em Minas Gerais, as doações de sangue dos tipos positivos caíram, em média, 50%. E os tipos negativos estão 40% abaixo do ideal.

Para incentivar novas doações, os núcleos e postos de coleta investiram em protocolos de segurança para evitar o contágio e trazer mais segurança para quem quiser sair de casa para doar sangue.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

Para doar sangue, segundo o Hemominas, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo Coronavírus após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação); Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.