MINAS GERAIS

Mais da metade dos municípios de MG ainda estão sob decreto de situação de emergência

Governo estadual faz balanço do período chuvoso e investimentos feitos para ajudar na recuperação de municípios.


Publicado em: 21/02/2022 às 11:50hs

Mais da metade dos municípios de MG ainda estão sob decreto de situação de emergência
Foto: divulgação/CBMBG

Em Minas Gerais, 430 dos 853 municípios decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas que seguem castigando o estado. Balanço divulgado nesta sexta-feira, 18, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) indica, também, que o número de mortes causadas pelos temporais subiu para 30, embora três ocorrências ainda não tenham sido incluídas nas estatísticas. O levantamento da Cedec aponta, ainda, 9.137 pessoas desabrigadas e outras 55.825 desalojadas. O Governo de Minas já desembolsou R$ 143,7 milhões para ajudar as cidades prejudicadas.

O levantamento considera pedidos feitos pelos municípios desde o final do ano passado até o mês de fevereiro. Em Viçosa, por exemplo, o decreto foi no dia 17 de janeiro e segue em vigência até o dia 16 de julho, de acordo com o site da Defesa Civil estadual.

Três pessoas perderam a vida, nesta sexta-feira (18/2),  por volta das 5h, por conta do deslizamento de uma encosta sobre uma residência no município de Caratinga, no Vale do Rio Doce. No dia anterior, em Frei Gaspar, no Vale do Mucuri, uma mulher também morreu atingida pelos escombros das paredes de um bar, que foram derrubadas pela queda de um barranco.

Desde dezembro do ano passado, quando iniciou o período chuvoso, o Governo de Minas já realizou o pagamento de R$ 143,7 milhões para 336 municípios que tiveram o decreto de emergência reconhecido pelo Estado em decorrência das fortes chuvas. O recurso é referente ao adiantamento das oito últimas parcelas do acordo assinado pelo Executivo com a Associação Mineira de Municípios (AMM) para o pagamento de dívidas com as prefeituras, herdadas da gestão anterior. Os recursos foram destinados às prefeituras que faziam jus ao pagamento.

Fonte: Agência Minas

◄ Leia outras notícias