MINAS GERAIS

Macrorregião Leste do Sul avança para onda amarela

Minas Consciente posiciona quatro macrorregiões na onda verde e registra queda em internações e incidência de casos positivos em todo o estado


Publicado em: 29/07/2021 às 15:14hs

Macrorregião Leste do Sul avança para onda amarela
Foto: Agência Minas

A macrorregião Leste do Sul, que abrange o município de Viçosa, foi a única que avançou para a onda amarela do Programa Minas Consciente. Já as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste avançam para a onda verde, a mais flexível. Apenas duas macrorregiões permaneceram na onda vermelha, de acordo com a última atualização que passará a valer no próxima dia 31.

De acordo com os dados reunidos pela Secretaria Estadual de Saúde, a solicitação de internação em função da doença caiu 29,59% na última semana. Atualmente, 34 pacientes aguardam vaga para uma UTI para tratamento da Covid-19. Este número chegou a ser pelo menos seis vezes maior no início de junho.

Atualmente, a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 no estado está em 54,69%, enquanto a ocupação dos de enfermaria está em 79,03%. Houve queda de 9% na taxa de incidência da Covid-19 na última semana em todo o estado. 

A taxa de casos positivos também recuou para 21% em todo o estado. Com isso, o número de cidades com menos de 30 mil habitantes que poderão progredir de onda, independentemente da situação em que se encontra a macro ou a microrregião, chegou a 100 nesta semana, registrando o melhor resultado do ano. Estas cidades registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 29, durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da pandemia no estado.

PROTOCOLO PARA O SETOR DE EVENTOS

O Comitê Extraordinário Covid-19 também aprovou nesta quinta-feira a criação de um grupo de trabalho para aperfeiçoamento dos protocolos do Minas Consciente para os setores de Eventos, Cultura e Entretenimento. Os representantes do Governo Estadual e dos segmentos se reunirão para que sejam discutidas e elaboradas, em 30 dias, novas medidas visando à segurança na retomada das atividades.