LEIS MUNICIPAIS

Representantes da Capoeira em Viçosa se reúnem com prefeito Raimundo Violeira

Capoeiristas discutem sobre o plano de salvaguarda a ser realizado na cidade


Publicado em: 24/02/2021 às 15:25hs

Representantes da Capoeira em Viçosa se reúnem com prefeito Raimundo Violeira

Em reunião com o prefeito Raimundo Violeira (PSD) realizada na última terça-feira, 23, o Coletivo de Salvaguarda da Capoeira de Viçosa apresentou algumas demandas das entidades que trabalham com a capoeira no município, no intuito de estabelecer acordos para condução de um plano de salvaguarda. 

Conforme afirmação do Coletivo, apesar da capoeira estar presente nos mais diversos espaços educativos de Viçosa, desde projetos sociais à escolas da rede municipal e particular, assim como na Universidade federal de Viçosa (UFV), a atuação da administração municipal ainda é pequena.

Por isso, a demanda é pela implementação de um Centro de Referência para a prática de capoeira, já que grande parte dos grupos não possui uma sede exclusiva. Além disso, foi solicitado o repasse de recursos para o desenvolvimento dos projetos sociais que acontecem na cidade.

O prefeito afirmou que está comprometido em atender as demandas apresentadas pelo Coletivo e que deseja a manutenção deste patrimônio histórico-cultural e imaterial tão expressivo na cidade de Viçosa.

PLANO DE SALVAGUARDA

De acordo com o Projeto de Lei nº 003/2019, de autoria do ex-vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino - PCdoB), o município deve estabelecer um plano de salvaguarda da através de atividades de incentivo, divulgação e valorização dessa arte.

Além disso, a Lei Estadual 18.030/2009 garante que recursos devem ser encaminhados às administrações municipais, através do ICMS Cultural, para serem utilizados na implementação do plano de salvaguarda.

CULTURA POPULAR

No ano passado, os capoeiristas foram tema de uma série de vídeos produzidos pela Prefeitura de Viçosa sobre manifestação de cultura popular. Os participantes se inscreveram em editais emergenciais da cultura, financiados com recursos municipais para compensar as perdas causadas pela pandemia. Ao todo, foram gravados 10 documentários, sendo 4 com capoeiristas.

Confira os epidósios: