ESPORTE

Evento reúne nomes importantes do futebol brasileiro e mundial na UFV

A programação completa pode ser conferida no site e nas redes sociais do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef)


Publicado em: 25/07/2022 às 13:08hs

Evento reúne nomes importantes do futebol brasileiro e mundial na UFV
Foto: Foto: Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa está sediando um dos mais importantes eventos do país sobre futebol: o Soccer Experience. A abertura da 10ª edição aconteceu na última quinta-feira (21), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef), do Departamento de Educação Física (DES), o evento reuniu grandes nomes do esporte com os objetivos de promover e compartilhar o conhecimento tecnológico e científico aplicado ao futebol.

Um desses nomes foi o palestrante da conferência de abertura, o português José Guilherme Oliveira. Professor auxiliar da Universidade do Porto, ele foi diretor-técnico da Federação Portuguesa de Futebol e treinador adjunto da Seleção Nacional Portuguesa, entre 2008 e 2010. Para os participantes, José Guilherme falou sobre os desafios, atuais e futuros, no treinamento de futebol.

De acordo com o coordenador-geral do Soccer Experience e professor do DES, Israel Teoldo da Costa, o evento nasceu da necessidade de congregar o conhecimento científico produzido dentro da Universidade com a prática esportiva, possibilitando a capacitação e troca de experiências entre profissionais do Brasil e do mundo. Ao todo, segundo Israel, participantes de 50 países já estiveram envolvidos com o evento em seus 10 anos de história.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva participou da abertura e destacou a satisfação da instituição em promover, por mais um ano, uma iniciativa de tanto sucesso, que mostra a competência da Universidade em suas mais diversas áreas. Além dele, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo, a chefe do DES, Amanda Piaia Silvatti e o chefe da Divisão de Esporte e Lazer, João Marins Bouzas.

Apesar da abertura oficial ter acontecido na quinta, as atividades da 10ª edição do Soccer Experience começaram na segunda-feira da semana passada, 18. Ao longo de 14 dias, os participantes terão acesso a conhecimentos atualizados sobre aspectos táticos, fisiológicos, corporativos e psicológicos do futebol, por meio de nomes como Tomás Calvo, Sixto González Villora,  Filipe Casanova, dentre outros.