ESPORTE

Biker coimbrense busca mais um troféu na CIMTB em Araxá

Arthur Franco vem marcando presença no universo do mountain bike


Publicado em: 11/04/2024 às 11:16hs

Biker coimbrense busca mais um troféu na CIMTB em Araxá
Foto: Arthur Franco está no pódio de 1º lugar

O biker coimbrense, Arthur Franco, participa da 2º etapa da CIMTB (Copa Internacional de Mountain Bike) nos próximos dias 26 e 27 , em Araxá MG, quando tentará mais um troféu para a sua coleção.

Arthur Franco vem marcando presença no universo do mountain bike. Dentre suas conquistas, destacam-se os títulos de campeão das provas Bike Enduro (Mariana) XCM; CIMTB (Nova Lima) XCM; Desafio Infinit 2021 e 2022 (Viçosa); Tókio Bike festival (Tocantins); Eco Bike guará ( Guaraciaba); Guiricema Bike Race (Guiricema); e Mega Rachão (Muriaé), Prova Internacional Chaoyang Estrada Real (Arcos) e "Iº Tokio Bike Fest" (Tocantins/MG). 

O atleta tem como instrutor Levi Bicalho e, para participar dos eventos, conta com o apoio da Prefeitura de Coimbra, por intermédio do Departamento de Esportes.

Arthur, filho de Éder Braz Franco e Gisele Aparecida Fernandes Franco, nasceu em Coimbra em 24 de dezembro de 2006. Além do bike, dedica-se também aos estudos, cursando atualmente o 3° ano do ensino médio no Colégio Anglo Viçosa.

Depoimento

Falando de sua trajetória no universo do Moutain Bike, Arthur deu o seguinte depoimento ao Folha da Mata: 

“Comecei a pedalar em janeiro2020 e minha primeira competição foi em julho de 2021 em ubá onde fiquei em 4º na categoria. Aí comecei a levar mais a sério e treinar e ganhei minha primeira corrida em setembro do mesmo ano em Viçosa, sempre com apoio de família e amigos. No começo de 2022, acertei a minha primeira parceira com uma loja, que me ajudou muito. Porém, essa loja fechou no ano passado. Em maio de 2022, comecei a treinar com um treinador que permanece até hoje (Bicalho Assessoria) e aí, sim, foquei na bike, indo em várias competições regionais.  Corria sempre maratona até o ano passado, mas, neste ano, estou em provas grandes e foquei nas provas de XCO E XCC que são de circuito, voltas em uma pista com rampa e outras. 

Ano passado conquistei minha primeira vitória na copa internacional em nova Lima, e em 2024 ganhei em Arcos a primeira etapa e fiquei em 3º na segunda etapa em itabirito na maratona. Xcc e Xco. Corri em nova Lima esse ano, 6º no xcc (que é uma prova mais curta de mais explosão) e 10° no Xco. 

 

A de Arcos, que ganhei, e itabirito são uma prova (internacional estrada real) e a de Nova Lima ( que corri) e ,agora, a  de Araxá são outra prova (CIMTB)”