ELEIÇÕES 2022

TSE orienta eleitores sobre votação de domingo, 15

Em Viçosa, votação acontece em um único turno


Publicado em: 13/11/2020 às 13:20hs

TSE orienta eleitores sobre votação de domingo, 15

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou as recomendações para que os eleitores compareçam com segurança à votação do próximo domingo, 15. As seções eleitorais funcionarão das 7 às 17 horas, sendo as três primeiras horas (7 às 10h) preferencial para que os eleitores maiores de 60 anos votem.

O Tribunal ressaltou que é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento mínimo de 1m e, se possível, que cada eleitor leve a sua própria caneta para assinar a ata de votação. Além disso, aquele eleitor que estiver com febre ou tiver contraído a Covid-19, nos 14 dias antes da votação, deve ficar em casa e justificar posteriormente a ausência. Também é recomendado que o eleitor não leve crianças e acompanhantes.

No local da votação, o TSE ressalta que o eleitor deve evitar cumprimentos, como abraços e aperto de mão, e deve limpar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Não será permitido retirar a máscara para se alimentar, beber ou qualquer outra atividade.

O eleitor deve permanecer na fila na seção eleitoral mantendo 1m de distância e, após mostrar o documento oficial com foto em direção ao mesário, deve aguardar a leitura do seu nome em voz alta e confirmar que é a pessoa. O TSE informa ainda que o eleitor pode levar uma cola com números para vereador (cinco dígitos) e prefeito (dois dígitos). No entanto, é proibido utilizar o celular dentro da cabine de votação para proteger o sigilo do voto, ou seja, não podem ser feitas “selfies”.

Locais de votação

O TER/MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) informou que houve alteração no local de votação em Viçosa, 282ª Zona Eleitoral. As seções que funcionavam na Escola Estadual Effie Rolfs, agora, funcionarão no Coluni (Colégio de Aplicação da UFV), no campus da UFV. Quem votava na E. E. José Lourenço de Freitas, deverá comparecer na Casa de Retiro São José, em São José do Triunfo (Fundão). Já os eleitores que votavam na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na comunidade Silêncio/Condê, deverá votar na E. M. José Lopes Valente Sobrinho, na comunidade Tico-Tico.

Confira os locais aqui!

E-título

O TSE disponibiliza o aplicativo e-Título para a obtenção da via digital do título de eleitor e conta com as informações da zona eleitoral e situação cadastral, por exemplo. O aplicativo está disponível nas plataformas digitais e para acessá-lo é necessário informar o número do CPF. O eleitor que não possui cadastro biométrico deve apresentar o e-Título junto com um documento oficial com foto.