EDUCAÇÃO

Prefeitura e Senac vão oferecer cursos na APAC

Cursos devem ser iniciados em 2023


Publicado em: 12/12/2022 às 15:23hs

Prefeitura e Senac vão oferecer cursos na APAC

Na última quinta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rita Rodrigues, disse que conversou com o diretor de Escola do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Conselheiro Lafaiete para que no ano que vem sejam iniciados cursos profissionalizantes para os recuperandos da APAC em Viçosa (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). 

A fala da secretária aconteceu durante o 1º Seminário de Execução Penal e Possibilidades de Atuação da Sociedade Civil na Política Pública sobre o Método Alternativo de Gestão Prisional Aplicado nos Centros de Reintegração Social.

O evento, que foi realizado na sede da OAB de Viçosa (Ordem dos Advogados do Brasil), foi iniciado com uma Mesa Redonda quando foi colocado em discussão o “Projeto Ressocializa”. Em seguida, foram realizadas apresentações do quadro de referência da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e a realidade de Viçosa. Nas apresentações, os palestrantes falaram sobre as ações do “Projeto Ressocializa” por meio da assistência material, de saúde, de acesso à justiça, educacional, social e de trabalho e renda.

Durante o encontro, o coordenador do Setor de Proteção Social Especial, Mário Júnior, falou sobre o trabalho da Assistência Social da Prefeitura de Viçosa frente às atividades da APAC. Ele destacou que o trabalho da assistência é mais voltado ao apoio dos familiares dos recuperandos. “Nós auxiliamos esses familiares por meio do Cadastro Único e de ações governamentais. Porém, muitas vezes esse auxílio torna-se limitado visto que, ao ser preso, o cidadão perde o cadastro do número de Identificação Social (NIS), o que diminui os valores destinados para essas famílias que estão em vulnerabilidade”, ressalta.

A secretária de Desenvolvimento de Viçosa reforçou a importância da capacitação para o desenvolvimento social. Ela explanou sobre a trajetória e a chegada dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no município.

Rita Rodrigues evidenciou que já conversou com o diretor de Escola do SENAC de Conselheiro Lafaiete, Marco Túlio, para que no ano que vem sejam iniciados cursos profissionalizantes para os recuperandos da APAC. “É preciso que realizemos capacitações para esses recuperandos, para que, depois de cumprirem suas penas, eles possam ter emprego e renda, e serem inseridos novamente na sociedade”, salienta.