EDUCAÇÃO

Prazo para cadastramento escolar unificado, em Viçosa, termina hoje

Sistema unificado é adotado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação


Publicado em: 11/12/2020 às 11:14hs

Prazo para cadastramento escolar unificado, em Viçosa, termina hoje

Termina hoje, sexta-feira, 11, o prazo para que novos alunos da rede pública se inscrevam no Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), desenvolvido pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) e adotado pela Secretaria de Educação de Viçosa. O cadastramento escolar para 2021 acontece de forma unificada, sendo que a rede municipal de Viçosa conta com 15 escolas e a estadual com 10 unidades escolares.

Conforme a SEE/MG, pais ou responsáveis devem realizar a inscrição de alunos que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental (com seis anos de idade completos ou que irá completar até 31 de março de 2021); e dos estudantes que irão ingressar em algum ano da Educação Básica, porém, estavam matriculados em rede privada ou filantrópica de ensino.

A resolução nº 4.435/2020 estabelece ainda que o cadastro seja preenchido pelos alunos que estejam matriculados em alguma escola pública neste ano, que não oferte o nível de ensino subsequente em 2021; por aqueles que desejam retomar os estudos no Ensino Fundamental, Médio ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos); e pelo estudante que está matriculado na rede estadual, mas que não renovou a matrícula no prazo.

A SEE/MG esclareceu que o cadastramento é importante para fazer o encaminhamento da matrícula, que segue os seguintes critérios, em ordem de prioridade: I – aluno com deficiência; II – zoneamento; III – aluno já integrante da rede pública; IV – aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida; e V – aluno menor idade.

O Sucem está disponível aqui e deve ser preenchido pelos responsáveis, com as seguintes informações: nome completo do aluno, endereço, etapa/ano de escolaridade pretendida, indicação de três escolas, exceto nas localidades que contam apenas com uma ou duas unidades de ensino. Além disso, deve ser informado o nome completo e CPF dos pais ou responsáveis.

O calendário da SEE/MG prevê divulgação do resultado do encaminhamento a partir do dia 18 de dezembro, devendo o responsável efetuar matrícula onde o estudante foi direcionado. 

Os responsáveis que não tiverem acesso à internet, deverão procurar a unidade escolar mais próxima da residência para realizar a inscrição. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no próximo dia 18. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Educação de Viçosa, pelo telefone 3892.9242.

Educação Infantil 

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nessa segunda-feira, 7, o resultado preliminar do cadastramento para a Educação Infantil, para Berçário I e II, creche, 1º e 2º períodos. Os responsáveis que desejaram matricular as crianças em escola diferente do encaminhamento tiveram que enviar recurso até ontem, quarta-feira, 9. O resultado definitivo será divulgado também nesta sexta-feira.