EDUCAÇÃO

Matrículas na UFV para aprovados na chamada do Sisu começam nesta sexta

Estudantes selecionados devem acessar site e fornecer os dados corretamente para garantir a matrícula


Publicado em: 25/02/2022 às 11:29hs

Matrículas na UFV para aprovados na chamada do Sisu começam nesta sexta
Foto: arquivo

Começou hoje, 25 e vai até às 17h do dia 8 de março o período de pré-matrículas dos aprovados nos três campi da UFV pela chamada regular – ou primeira chamada – do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Elas serão realizadas de forma on-line pelo Sistema GPS da Universidade, conforme o cronograma divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

Para efetivar as matrículas, dentro do Sistema GPS, os candidatos deverão clicar em “Inscrever", depois em “Entrar com Gov.br” e digitar o CPF e a senha. Em seguida, será necessário anexar os seguintes documentos – digitalizados em formato colorido a partir do original:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Documento de Identidade – Carteira de Identidade;
  • Uma fotografia recente, conforme instruções do Anexo II do edital UFV/Sisu 2022;
  • CPF ou o comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral, que poderá ser retirado no site do TSE;
  • Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino);
  • Cartão de vacinas atualizado;
  • Comprovante vacinal completo contra a covid-19;

> Acesse o sistema aqui

ORIENTAÇÕES

Os estudantes estrangeiros ou que concluíram o ensino médio em instituições estrangeiras deverão, também, se atentar para os documentos solicitados na página 14 do edital. Já os candidatos que se inscreverem em uma das modalidades de vagas reservadas precisarão enviar ainda os documentos indicados nas páginas 14 a 16 do edital, de acordo com a modalidade escolhida.

Vale lembrar que é responsabilidade do candidato a digitalização legível dos documentos e a verificação de qualquer corte de informações durante a digitalização. É necessário observar, também, se, ao final do processo remoto de pré-matrícula, foi gerado o comprovante de confirmação. Além disso, é preciso acompanhar pelo Sistema GPS se a matrícula foi realmente deferida pela equipe da Comissão Geral de Matrículas.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o correto preenchimento dos campos, o respectivo envio da documentação correspondente à modalidade inscrita e o acompanhamento da confirmação da matrícula, após a análise dos documentos. Todos os detalhes estão disponíveis no edital e no site dos processos seletivos da UFV, que conta, inclusive, com esclarecimentos para as perguntas mais frequentes e um tutorial sobre as pré-matrículas.

Os não selecionados na chamada regular deverão manifestar interesse em participar da lista de espera no site do Sisu, a partir desta terça-feira (22) até 8 de março. A segunda chamada será realizada de acordo com a lista de espera gerada pelo Sisu; a previsão é que ela seja divulgada às 20h do dia 10 de março, no site. As pré-matrículas desta chamada também acontecerão pelo Sistema GPS, a partir das 9h do dia 12 março até as 17h do dia 14 de março. As relações dos convocados para a pré-matrícula serão divulgadas sempre no mesmo endereço eletrônico, até a décima chamada.

Mesmo que as vagas já estejam preenchidas, é recomendado que os candidatos constantes na lista de espera acompanhem até a última chamada, pois podem acontecer desistências de calouros já matriculados, gerando, assim, vagas em cursos que já estavam preenchidos. Vale lembrar que não haverá chamada convocando os candidatos que não efetivaram a matrícula nas datas estabelecidas no cronograma.