ECONOMIA

Viçosa abriu mais de 150 novas vagas de emprego em novembro

Apesar do fraco desempenho da região, município se destacou pelo terceiro mês seguido como o que mais contratou


Publicado em: 03/01/2022 às 14:01hs

Viçosa abriu mais de 150 novas vagas de emprego em novembro

O município de Viçosa fechou o mês de novembro como o que mais abriu vagas formais de emprego. Ao longo do mês, foram 154 novos postos de trabalho, saldo de 582 contratações contra 428 demissões. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia no início da semana e constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

As vagas viçosenses estão concentradas, em sua maioria, no setor de serviços, com destaque para a retomada de bares, lanchonetes e restaurantes. O comércio também contratou, principalmente em vagas de vendedores de lojas e mercados.

É o terceiro mês seguido que Viçosa é o que apresenta o melhor saldo, em uma lista de 15 municípios pesquisados pelo Folha da Mata. Na sequência, aparece Visconde do Rio Branco, com 82 novas vagas abertas. Os demais municípios, conforme a tabela, tiveram saldo bem inferior. O destaque negativo ficou com São Geraldo, que fechou 22 vagas e Ubá, que perdeu 14 postos de trabalho no mês passado. Os dois locais integram o polo moveleiro da região.

No acumulado do ano, entretanto, Ubá desponta como o maior gerador de empregos da região, com saldo positivo de 1.505 vagas criadas. Viçosa aparece logo atrás, com 1.148 contratações a mais de saldo em 2021, até agora. Ao todo, os 15 municípios pesquisados somam 4.536 pessoas empregadas em novas vagas de emprego com carteira assinada.

caged-novembro

MINAS CONTRATA MENOS

Em todo o país, foram criados 324.112 novos postos de trabalho, de acordo com relatório do Caged em novembro, sendo que 24.035 estão em Minas Gerais. Mas, pela primeira vez do ano o estado deixou de ocupar a segunda posição como o que mais cria empregos. O saldo mineiro de contratações a mais que demissões ficou atrás também do Rio de Janeiro. São Paulo, ao longo do ano, sempre esteve em primeiro lugar no ranking estadual.

Das vagas em MG, destaque para o aquecimento do setor de comércios e serviços, responsável por quase a totalidade das novas vagas criadas. Já o setor de construção, que ao longo do ano despontava como um dos que mais gerava empregos, teve uma retração, com mais de 3 mil vagas fechadas em novembro, incluindo em Viçosa.