ECONOMIA

Minas Consciente adiciona mais duas macrorregiões na onda vermelha

Macrorregiões Norte e Leste regridem para a onda vermelha e Jequitinhonha avança para a onda amarela


Publicado em: 25/02/2021 às 09:00hs

Minas Consciente adiciona mais duas macrorregiões na onda vermelha
Foto: Agência Minas

Nesta quarta-feira, 24, durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 as macrorregiões Norte e Leste regrediram para a onda vermelha do Minas Consciente, enquanto que Jequitinhonha avança para a onda amarela. A partir de sábado, 27, a decisão passará a vigorar no estado.

De acordo com os índices que medem os números da Covid-19 em Minas Gerais, somente na última semana, o número de casos da doença em Minas aumentou 4,5%, enquanto o número de óbitos cresceu 5,1% no mesmo período.

Viçosa passou a seguir as recomendações do Programa Minas Consciente para a macrorregião Leste do Sul no dia 1 de fevereiro. Até o momento, Viçosa juntamente a outras cidades da macrorregião, está na Onda Vermelha. Além disso, somente nesses dois primeiros meses de 2021, o município registrou mais de 16 mortes por coronavírus.

O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, afirmou: “Como a campanha de imunização ainda está em curso e a gente ainda tem uma quantidade menor de vacinas, os cuidados sigam sendo adotados, com uso de máscaras e higienização para que, depois que haja uma imunização mais significativa, possamos olhar para a pandemia de uma outra forma. Neste momento precisamos ainda de toda cautela”, pontuou Cabral.

ONDAS 

Seguindo o programa a partir desta deliberação de quarta-feira, atualmente, nenhuma macrorregião mineira se encontra na onda verde do plano, a mais flexível.

Conforme a terceira fase do Minas Consciente, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.