CULTURA

Semana Santa: ônibus grátis para o Fundão

Na Procissão de Ramos em São José do Triunfo, atores da Semana Santa ao vivo, acompanharam a procissão vestidos a caráter (com trajes da época)


Publicado em: 27/03/2024 às 09:29hs

Semana Santa: ônibus grátis para o Fundão
Foto: Nicilene Nascimento

Com o objetivo de facilitar a participação dos fiéis que vão assistir a Semana Santa ao Vivo, em São José do Triunfo, de amanhã, quinta-feira, até domingo (31), haverá transporte gratuito do centro de Viçosa e do distrito de Cachoeirinha para São José do Triunfo. Os ônibus sairão em frente ao Bahamas às 19 e retornarão às 23h30. Também haverá ônibus partindo da praça de Cachoeirinha às 19h30, retornando às 23 horas.

Este ano, a exemplo do que acontece desde 1994, o Grupo Teatral Nova Luz apresenta a Semana Santa ao Vivo em São José do Triunfo, em frente à Igreja de São José, na Praça Luiza Rodrigues Lopes, naquele distrito, sempre às 20 horas.

As encenações têm continuidade hoje, quarta-feira (27), com apresentação das cenas de ressurreição de Lázaro e Jesus e as crianças, a cura no sábado e a mulher encurvada, Jesus e Zaqueu e a filha de Jairo e a pecadora perdoada. 

Amanhã, quinta-feira (28), encontro de Jesus e Maria, a conspiração contra Jesus, a última ceia e Horto e prisão do Senhor; na sexta-feira (29), negação de Pedro, Julgamento, enforcamento de Judas, Paixão e Morte, reflexão do descendimento, seguida da Procissão do enterro. 

No sábado, intervalo das apresentações para visitação do Senhor Morto e Recitação do Terço (6 às 15 horas) e Vigília Pascal e Missa (19 horas).

As encenações encerram–se no domingo (31) (domingo de Páscoa), com as cenas ressurreição de Cristo, Cenáculo, Discípulos de Emaús, a aparição na Galileia e Ascensão de Jesus Cristo.

Paróquias

 

As celebrações, nas paróquias de Viçosa, continuam hoje, quarta-feira (27), com as seguintes celebrações: às 19 horas, na Igreja de Fátima, seguida de Via-Sacra naquele templo e nas comunidades coordenadas pela catequese; Paróquia São João Batista, missa, às 19 horas; Paróquia São Silvestre, Procissão do Encontro às 18h30min, em Cachoeirinha, São José do Triunfo; Paróquia. Santa Rita de Cássia, missas às 15 e 19 horas e, em seguida, Procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus para a igreja dos Passos, onde haverá celebração.

Amanhã, Quinta-feira (28), Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 7 horas, Ofício Divina das comunidades e missa, às 19 horas, seguida de procissão e Vigília Eucarística até as 24 horas; São João Batista, também missa às 19 horas, seguida de Vigília Eucarística até às 24 horas. São Silvestre, às 19 horas, celebração, cerimônia do Lava pés e translado do Santíssimo. Na Santa Rita de Cássia, missas, na comunidade de Santo Antônio, às 17 horas, e no Santuário, às 18 horas (Rito do Lava-pés Adoração do Santíssimo até às 24 horas).

Sexta-feira (29), Nossa Senhora de Fátima, Caminhada Penitencial saindo da Matriz de Fátima para o Cristo Redentor (6 horas), Sermão do Descendimento e Procissão do Enterro em direção ao Santuário de Santa Rita de Cássia (10 horas) Ação Litúrgica Celebração da Paixão do Senhor na Matriz de Fátima e nas comunidades: Nossa Senhora da Conceição (Nova Viçosa). Nossa Senhora Aparecida (Posses), São Francisco de Assis (Juquinha de Paula), Santa Luzia (Roman dos Reis), Sagrado Coração de Jesus (Paraiso) e São Bartolomeu (Palmital), às 15 horas; São João Batista, caminhada penitencial (6 horas), Celebração (15 horas) e Sermão do Descendimento (19 horas); São Silvestre, caminhada Penitencial em todas as comunidades (6 horas), Adoração da Cruz em Cachoeirinha, São José do Triunfo e Silvestre (15 horas) Sermão da Paixão do Senhor e encenação da Paixão e procissão em Cachoeirinha, São José do Triunfo e Silvestre (19 horas); Santa Rita de Cássia, Via-Sacra no interior das igrejas da Paróquia (5 horas), Sermão das Sete Palavras (12 horas), Celebração da Paixão do Senhor Ação Litúrgica Adoração da Cruz, Oração Universal e Comunhão, no Santuário e na Igreja de Santo Antônio (15 horas), Sermão do Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro, às 19 horas, da Igreja de Fátima ao Santuário Santa Rita de Cássia

Sábado (30), Vigília Pascal, às 20 horas, nas paróquias de Fátima e São João Batista. Igreja São Silvestre, às 18h30min, Benção do fogo novo, em seguida, Vigília Pascal em todas as comunidades. Na Santa Rita de Cássia, Ofício Divino (5 horas), Via-Sacra da Juventude (9 horas), Vigília Pascal na Comunidade Santo Antônio (19 horas) e Solene Vigília Pascal, no Santuário (Bênção do Fogo Novo a do Círio Pascal, canto do "Exulter, Liturgia da Palavra. Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística), às 20 horas.

A programação encerra no domingo (31) (Domingo da Ressurreição), com missa na Igreja de Fátima, às 7, 10 e 19 horas, Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Nova Viçosa (8h30). Após a missa das 19 horas, na Igreja de Fátima, Procissão da Ressurreição e Triunfo de Nossa Senhora, com saída da Igreja de Fátima, Praça José Santana, Rua Franklin Fontes, Rua Conceição, Rua Prefeito Moacir Dias Andrade, Praça Jose Santana, retornando à igreja. 

São João Batista, missa e procissão às 8 horas, e missa às 19 horas. São Silvestre, celebrações em São José do Triunfo e Cachoeirinha (8h30), Silêncio (17 horas) e Silvestre (19 horas). Na Santa Rita de Cássia, celebrações eucarísticas (7, 10, 15 e 19h30) e nas comunidades Nosso Senhor dos Passos São Vicente de Paulo (8h30), Comunidade Santo Antônio (9 horas) e Santa Clara de Assis (10 horas), às 16 horas, e Procissão da Ressurreição