CULTURA

Secretário de Cultura de Viçosa participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura

Evento foi realizado em Brasília entre 4 e 8 de março


Publicado em: 13/03/2024 às 14:50hs

Secretário de Cultura de Viçosa participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura

Entre os dias 4 e 8 de março, o secretário de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, Thomas Medeiros, participou da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), o mais importante encontro de gestores e fazedores de cultura do país. Na conferência, são discutidas e elaboradas as propostas de leis, decretos e regulamentos de fomento à cultura, assim como programas e ações que atendam a toda a diversidade cultural do país. Como resultado, são entregues, ao Ministério da Cultura, 30 propostas que nortearão o Plano Nacional de Cultura para os próximos 10 anos.

Para atuar como representante do estado de Minas Gerais na CNC, Thomas foi eleito, primeiramente, delegado do poder público na Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Secretaria de Cultura nos dias 23 e 24 de outubro de 2023. Com o resultado do pleito, o secretário compôs a delegação viçosense para a Conferência Estadual de Cultura, representando Viçosa ao lado dos artistas Mateus Mulatto e Raoni Garcia, também eleitos em âmbito municipal.

Na Conferência Estadual, realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, entre os dias 20 e 22 de novembro, Thomas atuou ativamente na construção das propostas temáticas do Eixo 1: “Institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura”. Em reconhecimento à sua atuação, o secretário de Cultura de Viçosa foi eleito, entre cerca de 200 candidatos, um dos 14 delegados do poder público para representar o estado de Minas Gerais na Conferência Nacional de Cultura, com despesas de passagens, hospedagem e estadia financiadas em conjunto pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelo Governo Federal.

Já na semana passada, durante a CNC, com a participação de centenas de delegados de todo o Brasil, Thomas defendeu tópicos como a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura, a implementação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, a destinação de no mínimo 1,5% do orçamento anual para a cultura, a manutenção das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo por dez anos e o reconhecimento da população flutuante das cidades universitárias pelo IBGE, além de votar em todas as propostas apresentadas em todos os eixos debatidos na conferência.


Fonte: PMV