CULTURA

Paula-candidense pode representar região no Conselho Nacional de Política Cultural

Taynã Paes atua no setor cultural desde 2011


Publicado em: 21/11/2022 às 12:10hs

Paula-candidense pode representar região no Conselho Nacional de Política Cultural

O paula-candidense Thaynã Fernandes Araújo Paes, atualmente membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec) busca ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). As eleições são online e o prazo para votação vai até o próximo dia 30 de novembro. A candidatura de Thaynã é uma indicação do próprio Consec. Moradores da região sudeste que queiram eleger o mineiro devem se cadastrar e votar pelo site: votacultura.cultura.gov.br

No Consec, o produtor cultural foi eleito para a cadeira Cultura Popular Tradicional e Folclórica e obteve 616 votos, oriundos  de 86 municípios mineiros. No CNPC, a tentativa é por uma cadeira setorial, voltada para a região sudeste.

Taynã Paes atua no setor cultural desde 2011, quando ainda cursava Ciências Sociais pela UFV, época que trabalhou voluntariamente como educador de cultura e cidadania no Cursinho Popular de Paula Cândido.

Em 2012, por meio do Programa de Extensão Procultura, conseguiu uma bolsa para continuar a atuar no projeto e em 2013, após convite do então prefeito de Paula Cândido, Marcelo Rodrigues, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Direção da Fundação Casa de Cultura Padre Antônio Mendes, nas quais foi gestor até 2020, quando implementou o Sistema Municipal de Cultura, Conselho e Fundo de Política Cultural e a adequação da legislação da Política Municipal de Patrimônio Cultural.

Ainda criou condições e estrutura para que as entidades públicas e privadas atuassem com ênfase na elaboração de projetos para a gestão pública e pudessem concorrer a editais públicos e também emendas parlamentares, além da execução da Lei Aldir Blanc.

Atualmente Taynã presta serviços em consultoria e assessoria para OSC (Organizações da Sociedade Civil) e gestão pública na área da cultura na elaboração, gestão e execução de projetos e programas. Ele ainda se mantém como membro da diretoria da Banda de Congo Nossa Senhora do Rosário e da Comissão da Rede Mineira de Pontos de Cultura.