CULTURA

Kanduna Puri: secult divulga programação de evento de cultura indígena em Viçosa

A 2ª edição do evento será realizado no dia 20 de abril


Publicado em: 11/04/2024 às 11:33hs

Kanduna Puri: secult divulga programação de evento de cultura indígena em Viçosa
Foto: Letícia Cozoli/PMV

No próximo 20 de abril, sábado, no período da tarde, será realizada a segunda edição do Kanduna Puri, organizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Secult) da Prefeitura de Viçosa junto ao Movimento de Retomada Puri Uxo Txori, em referência ao Dia dos Povos Indígenas. Promovido pelo segundo ano consecutivo, o evento objetiva pôr em foco, reconhecer e celebrar a cultura indígena, em especial a do povo Puri, originário da Zona da Mata Mineira.

Neste ano, a programação foi construída via edital de seleção, pelo qual pessoas indígenas residentes em Minas Gerais puderam enviar propostas de atividades para serem realizadas no Kanduna. Encerrado o período de inscrição, foram selecionadas quatro oficinas e uma exposição artística para compor a grade do evento.

O 2º Kanduna Puri terá início na Praça do Rosário, às 14h. A abertura oficial da programação ocorre sob a sapucaia, árvore central da Praça e de simbologia significativa para o povo Puri, onde será instalada uma placa referenciando a ancestralidade de Viçosa. Em seguida, em cortejo até a Estação Hervé Cordovil, o Movimento de Retomada entoa Kanaremunde, ritual com os rezos aos ancestrais Puri e encantados.

Na Estação, a partir das 15h30, serão oferecidas algumas oficinas gratuitas de tradições indígenas: ervas e plantas medicinais, artesanatos em sementes de bambu e preparo de farinha de amendoim. Durante o evento, os participantes também poderão contemplar a exposição “ORIGEM”, de artes plásticas, que visa promover reflexões e o fortalecimento da cultura e identidade étnica, evidenciando a ancestralidade indígena do povo Puri e do povo negro. Complementando a programação, o 2º Kanduna Puri terá, ainda, uma feira de artesanato indígena.

Como na primeira edição do evento, as atividades de 2024 incluem uma mesa de partilha, com comidas típicas da alimentação Puri e troca de plantas. Reforçando os valores de compartilhamento, união e ambientalismo, os integrantes do Movimento de Retomada convidam todos os interessados a levar algum alimento (natural) para ser compartilhado, além de mudas, sementes e um copo ou caneca, visando reduzir o lixo do evento.

 


 

2º Kanduna Puri - Programação (20/04)

Praça do Rosário

14h00 - Abertura oficial sob a sapucaia

15h15 - Kanaremunde e cortejo até a Estação Hervé Cordovil

Estação Hervé Cordovil

15h30 - Oficina de Ervas e Plantas Medicinais do povo Puri, com Helenice Puri

16h00 - Oficinas de Artesanatos Puri, com Bariti Puri, Xipu Aripuagwera e Zé do Bambu

16h40 - Oficina de Farinha de Amendoim, com Lucia Isabel

17h30 - Mesa de Partilha

18h00 - Encerramento

+ Exposição “ORIGEM”, de Helena Joaquina Puri, e feira de artesanato indígena

 


 

 

Inscrição de expositores indígenas para a Feira de Artesanato (até 17/04)

 

Fonte: Secult