CULTURA

Bloco do Lespa agita ressaca de Carnaval em Viçosa

Evento aconteceu no dia 17


Publicado em: 23/02/2024 às 09:50hs

Bloco do Lespa agita ressaca de Carnaval em Viçosa

Uma multidão de foliões viçosenses esteve na Rua dos Estudantes no último sábado, dia 17, para celebrar a ressaca de Carnaval com o Bloco do Lespa. 

O evento ocorreu no centro da cidade, com concentração na Rua dos Estudantes, sendo destinado para a família viçosense que marcou presença. 

A programação foi voltada para todas as idades, havendo, inclusive, matinê com área kids. 

A concentração para a saída do Bloco teve início às 14 horas e contou com a animação do Bonde do Tigrão, já tradicional dos carnavais de Viçosa. Membros da Lira Santa Rita de Viçosa, por meio do projeto Deu Samba, puxou o cortejo do Bloco que percorreu a Rua dos Estudantes, a rua José Antônio Rodrigues, a avenida P. H. Rolfs. O grupo entoou a folia com marchinhas e músicas que marcaram os antigos carnavais de Viçosa. 

No meio do percurso, o DJ Igor assumiu os trabalhos com o Bonde do Tigrão levando muito axé e outros hits do carnaval. 

Além do show com a banda Segue O Baile, que animou os foliões com músicas brasileiras, marchinhas de Carnaval, Axé, MPB e até mesmo um pouco de rock.

A comissão organizadora composta pelos empresários Pedro Mendes e Juliano Custódio e pelo músico e militante cultural Geraldo Andrade (Geraldão) fez o balanço positivo da realização. "Conquistamos os objetivos com a iniciativa que foi garantir uma programação cultural de Carnaval para a família viçosense, assim como proporcionamos uma movimentação econômica na cidade”, acrescenta Geraldão.

De acordo com a organização, cerca de 5.500 foliões passaram pelo Bloco e cerca de 120 pessoas trabalharam diretamente no evento.

 

Carnaval de Rua em Viçosa 

A população de Viçosa teve poucas oportunidades de festejar o Carnaval na cidade. 

No domingo, segunda-feira e terça-feira, 11 a 13, o Távola Lúdica promoveu Bloquinho do Távola, que dá continuidade aos trabalhos do extinto Bloco La Coccinela e contou com a participação do grupo Deu Samba, Pagode do César e ainda contou com a Cia. de Circo e Palhaçaria Possibilidades.

No domingo, 11, aconteceu em São José do Triunfo (Fundão), mais uma edição do Bloco Lagartixa no Buraco, que contou com adesão de dezenas de foliões na rua Celina Ladeira. O evento foi animado pelo DJ Narci Soares.

Já na terça-feira gorda, 13, o bairro Bela Vista sediou mais uma edição do bloco Os Manguassas, em atividade desde 2007. Nas proximidades da Esedrat (Escoloa Estadual Dr. Raimundo Alves Torres), a já tradicional folia foi animada por DJ .

Antecipando ao Carnaval, outra programação de rua aconteceu no distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), no domingo dia 3, quando centenas de pessoas participaram do já tradicional Bloco Pé na Cova, 

 

Clubes

O Clube Campestre de Viçosa, o Recanto das Águas, o Viçosa Atlético Clube e o Viçosa Clube promoveram eventos carnavalescos para seus associados. 

No Recanto das Águas, as comemorações foram mais pomposas, contando com duas atrações por dia, o que garantiu tarde e noite de folia aos associados. Na programação cultural diária respectivamente de sábado a terça-feira se apresentaram social do Samba e Segue o Baile; Matinê com Dj PH e Banda MG Folia; Samba Social e AS Folia, encerrando a programação de matinê com DJ Joãozinho Dellux e Grupo Simpatia. 

O Viçosa Atlético Clube também promoveu as festividades de Momo, de sábado a terça-feira. DJ Juninho se apresentou nos quatro dias de folia. No domingo ainda houve a apresentação de bateria e, na terça-feira, o DJ tocou durante matinê para criançada.

O Viçosa Clube promoveu de 11 a 13, domingo a terça-feira, animação para os sócios. No domingo a matinê foi com Deu Samba, seguida de show com Izauro & Betinho e Banda. Na segunda-feira foi a vez do show de Wesley Rocha. A terça-feira foi de matinê com Isauro & Betinho e Banda e o encerramento por conta de Wesley Rocha.

Izauro & Betinho e banda também garantiu a folia no Clube Campestre, no sábado. Já o Pagode do César animou a folia no Campestre, nas tardes de domingo e terça-feira.