CULTURA

Academia Viçosense de Letras empossa novos acadêmicos

Cerimônia aconteceu no último sábado 3


Publicado em: 08/12/2022 às 16:43hs

Academia Viçosense de Letras empossa novos acadêmicos

A ALV (Academia de Letras de Viçosa) empossou três novos acadêmicos, na noite de sábado, 3, no Auditório Maria Halfa do Centro Municipal de Educação “Dr. Januário de Andrade Fontes”. Tomaram posse Francisco Assis de Souza Castro (Jeremias de Castro), apadrinhado pela professora Badia Abrão El Hadj; José Vecchi de Carvalho, pelo juiz, Elias Charbil Obeid; e Leci Soares de Moura Dias, pela professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira.

No início da solenidade, cada padrinho fez a apresentação do seu afilhado e, a seguir, os novos acadêmicos se pronunciaram sobre os patronos das respectivas cadeiras e seus sucessores imediatos. Em prosseguimento, os novatos foram saudados pelos membros veteranos e receberam o certificado pelas mãos da presidente da ABL, Rozimar Gomes da Silva Ferreira.

Jeremias, 69 anos, é natural de Guaraciaba, mas vive em Viçosa desde os 5 anos de idade. É casado com Claudete Santos Alves e pai de Giovanna Alves de Castro. Jornalista, formado pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), além de exercer a profissão, também é professor e lecionou em várias escolas e cursinhos da cidade. É autor dos livros Chuvas de Outono (poesias), Pedais da Esperança (biografia), Conversa de Estrelas (infantil) e várias crônicas.

Vecchi, 63 anos, é natural de Cataguases e veio para Viçosa aos 21 anos de idade. É casado com Valéria Matias Moraes Vecchi de Carvalho e pai de Carolina Matias Vecchi. Formado em Letras pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), foi funcionário daquela Instituição e, após, trabalhou no Agros até a aposentadoria. É autor dos livros Duas Cruzes, Contradança, Cada Gota de Silêncio e Um vulto atrás da porta (este, digital), e vários outros contos.

Leci é natural de Presidente Bernardes e veio para Viçosa com um mês de idade. É filha do maestro da extinta Banda de Música da UFV, João Firmino de Moura, já falecido. Casada com Alexandre de Freitas Dias, é mãe de Mariana de Moura Dias. Formada em Letras e Pedagogia pela UFV, onde atuou como professora no Departamento de Educação. Dentre suas obras, destaca-se “Memória de um trenzinho”, história infantil onde resgata vivências da sua infância. 

Encerrando a solenidade, o acadêmico Júlio Paixão declamou o poema “Eterno”, de Carlos Drummond de Andrade e, a seguir, foi servido um coquetel pelo Buffet Panorama.

O Radialista Nilton Gonzaga conduziu o cerimonial e a mesa que presidiu a cerimônia, além da presidente da ALV, foi complementada por Vera Sônia Saraiva (representando o Prefeito Raimundo Nonato), Priscila Grasiois Ladeira Silva (representando a secretária de Educação Marly Franco), Erly Cardoso Teixeira (vice-presidente da ALV), Elias Charbil Obeid (Juiz de Direito e membro da ALV), Rosane Name dos Reis (Superintendente da 33ª Superintendência de Ensino de Ponte Nova),Maria Aparecida Jesus de Souza (diretora pedagógica da Rede Municipal de Ensino), Adriane Tiradentes (diretora do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade   Fontes), Neuza Silva (representando o professor Tetu Hara, presidente da Associação dos ex-alunos), Zilda Alzira Soares (representando o Rotary Clube de Viçosa) e Jorge Feres (diretor da Rádio  95 FM).