CIDADE

Viçosa teve maio mais frio dos últimos 22 anos, diz Inmet

Cidade registrou temperatura mínima de 5,3ºC no último dia 19


Publicado em: 02/06/2022 às 14:41hs

Viçosa teve maio mais frio dos últimos 22 anos, diz Inmet

A cidade de Viçosa registrou o mês de maio mais frio dos últimos 22 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura mais baixa do mês, de 5,3ºC, foi registrada às 7 horas da manhã do dia 19 (quinta-feira) pelo termômetro do Inmet localizado no campus da UFV. Essa foi a menor temperatura para o mês desde 1999, quando o Inmet registrou a mínima de 3,9ºC em maio daquele ano.

Temperatura tão baixa não era registrada na cidade desde julho de 2019. Naquele mês, o termômetro do Inmet na cidade marcou a mínima de 5,2ºC.

Nem no inverno do ano passado foram registradas temperaturas tão baixas. Nos dias 5 e 30 de julho, o Inmet registrou, na cidade, a mínima de 6 ºC e essa foi a menor temperatura registrada em 2021.

O frio intenso registrado em maio estava associado à passagem de uma frente fria atípica para a época sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Viçosa já registrou temperaturas mais baixas no passado. De acordo com os dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde foi registrado em 1º de junho de 1979, quando a temperatura mínima foi de 1,2ºC.