CIDADE

Viçosa registrou fechamento de 150 postos de trabalho em outubro

Foram 459 admissões e 608 desligamentos em outubro


Publicado em: 09/12/2022 às 08:33hs

Viçosa registrou fechamento de 150 postos de trabalho em outubro
Foto: MarcelloCasalJr/Agência Brasil

O mercado de trabalho viçosense apresentou números negativos em outubro, após oito meses de saldo positivo de contratações. O último balanço do Novo Caged - Estatísticas Mensais do Emprego Formal, do Ministério da Economia, revela que Viçosa registrou 459 admissões e 608 desligamentos em outubro, um saldo de -149 vagas de emprego.

A maior parte das demissões ocorreu no setor de Serviços, que fechou 129 postos de trabalho em outubro. Esse setor foi justamente o responsável pelos bons números nos meses anteriores e, mesmo com as baixas de outubro, ainda possui saldo de 774 vagas geradas durante todo o ano, o melhor desempenho entre os setores. O balanço de outubro ainda traz dados locais da Agropecuária (+1), do Comércio (-1), da Construção Civil (-28) e da Indústria (+8).

O Folha da Mata fez uma análise detalhada do Novo Caged de outubro e verificou que as demissões ocorreram em uma atividade econômica específica. Mais de 170 pessoas foram demitidas de suas funções relacionadas a serviços combinados de apoio a edifícios. Essa categoria de CNAE inclui empresas que prestam serviços de limpeza, manutenção, portaria, recepção, administração e conservação de edifícios. O balanço não mostra se os desligamentos foram em uma ou mais empresas.

Essa foi a segunda vez no ano em que foram registrados, no balanço mensal, mais demissões do que contratações. Em janeiro foi assim, mas de lá para cá a cidade registra, mensalmente, saldo positivo de empregos e é segunda em toda a Zona da Mata que mais gerou empregos neste ano. Até o momento, apenas Juiz de Fora, que possui mais de 500 mil habitantes, abriu mais vagas do que Viçosa. Outras cidades mais populosas na região, como Barbacena, Manhuaçu, Muriaé, e Ubá, também não superaram os números de Viçosa.

Em 2022 o mercado de trabalho de Viçosa contratou 6.441 pessoas e demitiu outras 5.520, acumulando um saldo de 921 novas vagas geradas nos setores de Serviços, Comércio e Indústria. Devem fechar o ano no vermelho os setores de Construção Civil (-58) e Agropecuária (-12). O balanço de novembro será divulgado no final de dezembro e o de dezembro, no final de janeiro de 2023.

REGIÃO

Araponga é a cidade da microrregião de Viçosa com o pior desempenho. Na cidade vocacionada para a produção cafeeira, foi registrado o fechamento de 40 vagas de empregos formais em 2022. Coimbra também acumula saldo negativo, com -23 vagas neste ano.

Entre as que mais contrataram, Visconde do Rio Branco, que não faz parte da micro de Viçosa mas tem relevante influência na economia da região, gerou 463 novas vagas neste ano. O ranking é completado por São Geraldo (+90), Ervália (+43) e Cajuri (+37). As outras cidades não criaram mais do que 30 vagas neste ano.