CIDADE

Viçosa gera empregos nos últimos 3 meses

O Ministério da Economia divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de setembro, na última quinta-feira, 29 de outubro. Conforme o levantamento, o município de Viçosa gerou 68 postos de trabalho formais naquele mês. Nos meses de julho e agosto já haviam sido criados outros 84 empregos com carteira assinada na cidade


Publicado em: 07/11/2020 às 10:33hs

Viçosa gera empregos nos últimos 3 meses

O Ministério da Economia divulgou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referente ao mês de setembro, na última quinta-feira, 29 de outubro. Conforme o levantamento, o município de Viçosa gerou 68 postos de trabalho formais naquele mês. 

No mês de setembro, Viçosa registrou 355 admissões e 287 demissões, ou seja, foram criados 68 postos de trabalho formais, com base na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ocupados por 50 homens e 18 mulheres. Os setores se comportaram da seguinte forma: agropecuária (nenhum posto fechado ou gerado); serviços (quatro fechados); comércio (sete criados); construção (23 gerados); e indústrias, com 42 novos postos de trabalho criados.

Viçosa registrou fechamentos de empregos de março a junho, totalizando 935 postos de trabalho encerrados. Desde julho, o município apresenta uma leve recuperação, tendo sido, desde então, gerados 152 postos. Apesar disso, no acumulado do ano, que leva em consideração os meses de janeiro a setembro, o município registra desempenho negativo, com encerramento de 686 vagas de empregos formais.

Diferente de Viçosa, o município de Ubá vem registrando desempenho positivo desde junho e, no mês de setembro, foram 239 novos postos de trabalhos criados, resultado de 1.167 admissões e 928 desligamentos. Aquele município, de março a maio, chegou a encerrar 1.704 postos de trabalho, no entanto, a retomada das atividades industriais já proporcionou a recuperação de 1.328 postos. Já no acumulado do ano, de janeiro a setembro, o município registra apenas nove postos de trabalho encerrados.

Na região, o município de Visconde do Rio Branco, que desde junho vinha registrando criação de empregos formais, em setembro, voltou a registrar desempenho negativo. Naquele mês foram 28 vagas encerradas, resultado de 251 admissões e 279 desligamentos. Já no acumulado do ano, aquele município aparece em segundo lugar, com 266 postos de trabalho fechados.

O município de Ponte Nova, pelo segundo mês consecutivo, registrou fechamento de vagas. Em agosto foram menos 86 e agora, em setembro, foram 22 postos encerrados, resultado de 349 admissões e 371 desligamentos. Apesar do desempenho ruim, no acumulado do ano o município registra o melhor desempenho, com criação de 109 postos de trabalho.

MUNICÍPIOS  MENORES

Entre as cidades com menos de 30 mil habitantes, São Geraldo mais uma vez apresentou desempenho positivo, com a geração de 47 novos empregos formais (130 admitidos e 83 desligados). Em agosto, foram 39 novas vagas. O desempenho positivo fez o saldo do acumulado do ano cair de 51 postos encerrados para apenas três.

O município de Ervália, no mês de setembro, até teve desempenho positivo, com 19 vagas criadas (42 admissões e 23 desligamentos). No entanto, de janeiro a setembro, aquele município acumula encerramento de 129 postos de trabalho.

Em Araponga, foram quatro postos de trabalho fechados em setembro (14 admitidos e 18 desligados). Apesar disso, o município aparece entre os que mais gerou postos de trabalho no acumulado do ano, com 30 vagas criadas.

Canaã também registrou desempenho negativo, sendo 18 vagas encerradas naquele mês (2 admissões e 20 demissões). No acumulado do ano, aquele município registrou a criação de oito postos de trabalho formais.

Em Minas Gerais, o mês de setembro fechou com saldo positivo de 36.505 novos postos (150.248 admissões e 113.743 desligamentos). A nível nacional, o desempenho também foi positivo com 313.564 vagas geradas (1.379.509 contratados e 1.065.945 demitidos).

caged-regiao-setembro