CIDADE

UFV reduz à metade a produção e a oferta de água no campus

O nível da represa da UFV continua baixando


Publicado em: 30/10/2014 às 16:00hs

UFV reduz à metade a produção e a oferta de água no campus
A quantidade de água necessária para atender à UFV tem sido complementada por caminhões-pipa com a utilização de água tratada fornecida por municípios vizinhos ou captada em poços no próprio campus. De acordo com a assessoria da Instituição, houve redução de cerca de 50% na produção e oferta de água no campus, o que repercute na intensificação do racionamento.
Na falta de água, o abastecimento está sendo complementado por meio de caminhões pipa seguindo rigoroso controle de qualidade da água, segundo a  Divisão de Água e Esgotos (DAG). A UFV informou que está efetivamente em racionamento de água no campus e que, eventualmente, algumas edificações podem ficar sem abastecimento. Nesses casos, a orientação é comunicar o ocorrido pelo telefone (31) 3899-4444.
Na última semana, foi firmado um acordo entre a instituição e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), mediado pelo Ministério Público. Com isso, a UFV está captando no ribeirão São Bartolomeu, tratando e distribuindo, no campus Viçosa, apenas dez litros de água por segundo, o que pode comprometer o abastecimento dentro do campus. Já o Saae pode captar 35 litros por segundo.
 
Funcionamento 
da biblioteca
Desde a última sexta-feira, 24, em razão do racionamento que ocorre na cidade, a Biblioteca Central da UFV está funcionando em horário diferenciado. A mudança será mantida durante o período de estiagem e escassez no abastecimento. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas e no sábado, das 6 às 18 horas.
 
Emergência
O abastecimento em Viçosa vem funcionando em escala de racionamento desde 9 de outubro, quando foi decretado estado de emergência e restrições para o uso da água potável. O município estava em estado de alerta desde fevereiro deste ano.
A falta de chuva desde dezembro de 2013 comprometeu o nível do reservatório que abastece a Estação de Tratamento de Água I (ETA I), responsável pelo fornecimento para cerca de 55% do município, principalmente para a parte alta da cidade, que compreende os bairros Santa Clara, Bom Jesus, Sagrada Família, Estrelas, São Sebastião e parte do bairro de Fátima. O reservatório, que fica no campus da UFV, capta água do Rio São Bartolomeu.
O Saae e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) estão utilizando o volume morto da represa onde ocorre a captação de água no campus da universidade. Esse volume é aquele que está abaixo da barragem.