CIDADE

Secretários municipais realizam visita técnica para avançar na implantação da UAI em Viçosa

A Prefeitura agora irá realizar a escolha do local e fazer a apresentação do projeto arquitetônico para aprovação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG)


Publicado em: 21/10/2022 às 13:31hs

Secretários municipais realizam visita técnica para avançar na implantação da UAI em Viçosa

O Secretário de Administração e Planejamento, Luan Campos, a Secretária de Desenvolvimento, Rita Rodrigues, e o Coordenador de Desenvolvimento, Carlos Henrique Jacob, realizaram na quarta-feira, 19, uma visita técnica à UAI de Leopoldina para compartilhamento de informações para a implantação do serviço na cidade.

A visita foi conduzida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Leopoldina, Sérgio Benatti, e pelo Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Ítalo Junqueira. O motivo da visita à unidade de Leopoldina é que ela é a primeira do estado a ter o chamado de “UAI Compartilha”, na qual os serviços fornecidos nas unidades tradicionais da UAI são compartilhados com serviços municipais. 

Na visita desta quarta, os secretários puderam ver de perto o funcionamento do fluxo de emissão de carteira de identidade ao lado de atendimentos do PROCON e provas digitais de legislação de trânsito, bem como serviços de protocolo municipal em diversas áreas. A ideia é transformar a UAI de Viçosa numa unidade capaz de atender um fluxo maior que o de Leopoldina, que chegou a quatro mil atendimentos por mês.

Para Luan, a UAI Compartilha é uma solução para que o cidadão possa resolver o máximo de problemas num único lugar. “O intuito da administração municipal é que a UAI de Viçosa possa oferecer a maior gama de serviços possíveis aos viçosenses. Nosso objetivo é que os cidadãos de Viçosa e região tenham facilidade e praticidade, agendando seu atendimento, protocolando e resolvendo suas pendências com menos tempo e burocracia”, disse. 

Rita explica que a UAI Compartilha poderá contribuir muito para o desenvolvimento do município. “Serão oferecidos diversos serviços que agilizarão a confecção de documentos para a população. Com isso, as pessoas conseguirão ter mais facilidade para conseguirem solucionar as demandas exigidas pelas contratações nas empresas e, consequentemente, auxiliar no crescimento econômico do município”, destaca.

Desde 2020, Governo de Minas e Câmara de Vereadores de Viçosa possuem convênio para a implantação da UAI Compartilha. No entanto, a atual administração, em parceria com a Câmara, discute um aditivo, passando as atribuições ao executivo em parceria com o legislativo. A Prefeitura de Viçosa agora irá realizar a escolha do local e apresentação do projeto arquitetônico para aprovação da Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG. Após esta etapa, o Estado irá disponibilizar acesso aos programas e definir, junto ao município, o cronograma para efetivação do serviço.