CIDADE

Saae registra aumento na produção de resíduos sólidos pela população viçosense

A falta do perfeito acondicionamento do lixo, o não cumprimento dos horários de descarte pelo povo e do recolhimento são as causas da sujeira que é vista por toda cidade. A população está produzindo mais lixo


Publicado em: 20/11/2014 às 03:31hs

Saae registra aumento na produção de resíduos sólidos pela população viçosense
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, Saae, é o responsável, desde 2010, pelo trabalho diário de coleta, transporte e disposição final dos resíduos sólidos domiciliares, comerciais e públicos do município. De lá pra cá, a autarquia implementou novas estratégias para o setor, com a estruturação dos sistemas de coleta, inclusive nas áreas rurais, além do investimento em pessoal e logística e outras ações.
De 2010 a 2013, o Saae registrou um aumento de quase 50% na quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) coletados, colocando sob alerta as autoridades do setor. Os números revelam crescimento médio de 12,5% ao ano na quantidade dos resíduos coletados pela autarquia,  saltando das 40,2 toneladas/dia, para as atuais 60 toneladas/dia, coletadas em todo o município.
O Saae realiza ações e projetos na área ambiental, mas admite que o papel principal nesse processo seja da sociedade. Reduzir, reciclar e reeducar, por meio do consumo responsável, é essencial para diminuir o impacto no meio ambiente e na qualidade de vida.