CIDADE

Prefeitura e Saae definem ações para o problema da falta d’água no município


Publicado em: 31/12/2014 às 15:00hs

Prefeitura e Saae definem ações para o problema da falta d’água no município

O prefeito Ângelo Chequer revogou o decreto 4.760, de situação de emergência, que determinava restrições ao uso de água potável no município, vigente desde o dia 9 de outubro de 2014. O decreto da revogação, de nº 4.787, datado de 18 de dezembro de 2014 foi assinado pelo prefeito com base no relatório apresentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Ssse), sobre o monitoramento diário de suprimento de água para o município, contendo registro de vazão, estocagem, captação e volume vertido naturalmente das lagoas localizadas no Campus da UFV, abastecidas pelos mananciais da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. O documento avaliou que, neste momento, o suprimento de água estaria normalizado, razão pela qual o racionamento pôde ser suspenso.
Entretanto, o secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan, salienta que “o problema não está completamente resolvido e, na realidade, as chuvas ainda estão em volume abaixo do esperado para esta época do ano. Sendo assim, é preciso que a população continue colaborando e fazendo economia e utilizando a água com responsabilidade”, disse ele.
Para o ano de 2015, Luciano afirma que a Prefeitura de Viçosa e o Saae estão definindo medidas para tentar solucionar o problema de abastecimento de água no município. O Secretário adianta as principais ações que deverão ser realizadas, são: desassoreamento das lagoas de reserva de água nos pontos de captação de água da UFV e do Saae; construção de uma nova lagoa de reserva de água com capacidade três vezes maior que a atual, que visa à retenção de água como forma de aumentar a capacidade de reserva acima dos pontos de captação atuais; ampliação da capacidade de tratamento da ETA 2 na Violeira, bem como construção de nova adutora com maior capacidade para interligação com a ETA1; construção de estação elevatória e um reservatório de dois milhões de litros na parte alta do município (local a ser definido), que tem o objetivo de aumentar a capacidade de abastecimento de todos os bairros; além da elaboração de um projeto técnico e executivo para a construção da ETA3, prevista para o ano de 2016/2017.