CIDADE

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência toma posse

Grupo terá a importante missão de representar e propor políticas públicas visando a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência


Publicado em: 09/03/2022 às 19:24hs

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência toma posse
Foto: divulgação/PMV

Tomaram posse, na última segunda-feira, 07, no auditório da prefeitura, os novos membros da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Viçosa.

O novo presidente é José Geraldo de Souza Castro, conhecido como Zé do Pedal, tendo como vice-presidente, Gustavo Rodrigues Figueiredo; primeira secretária, Rita de Cássia Miranda Villar; e segunda secretária, Roseli Ramos. A posse foi presidida pela Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Sônia Saraiva e contou com a participação de representantes da Sociedade Civil Organizada e membros do Conselho.

Zé do Pedal é ativista social e membro do Lions Clube de Viçosa. Em seu discurso de posse, comentou sobre a falta de locais adaptados no município de Viçosa. “Apesar das leis que regem nosso país indicarem boas perspectivas a respeito da acessibilidade na inclusão das pessoas com deficiência, nem sempre essa legislação é posta em prática onde o cidadão reside, existindo uma visível barreira e desvalorização da pessoa com deficiência perante a sociedade”, afirmou.

HISTÓRICO

O CMDPD começou sua caminhada em 2013 para contribuir com a administração municipal em busca do aprimoramento e qualidade das políticas para as pessoas com deficiência, além de unir esforços para potencializar benefícios para as pessoas permitindo, assim, assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais da pessoa com deficiência.

Entre as principais atribuições do Conselho, destaca-se o zelo pela efetiva implantação, defesa e promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência; acompanhamento do planejamento e avaliação da execução, mediante relatórios de gestão, das políticas e programas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer, política urbana e outras que objetivem a integração da Pessoa com Deficiência; proposição da elaboração de estudos e pesquisas que objetivem a melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência; e promoção de campanhas visando a prevenção de deficiências e a promoção dos direitos.