CIDADE

Nenhuma empresa apareceu em licitação para reforma da linha férrea de Viçosa

Prefeitura ofertava R$ 892 mil pela obra


Publicado em: 09/12/2022 às 10:33hs

Nenhuma empresa apareceu em licitação para reforma da linha férrea de Viçosa

LICITAÇÃO DESERTA. Nenhuma empresa protocolou proposta para a licitação realizada pela Prefeitura de Viçosa na manhã de hoje, 9, que tinha o objetivo de contratar empresa especializada em engenharia para promover a revitalização de um trecho de 6 km da linha férrea que corta a cidade, desde a antiga estação do centro, passando pelo campus da UFV até a divisa com o município de Cajuri.

O edital previa um orçamento de R$ 892 mil e seria financiada, em parte, com recursos estaduais, garantido via convênio com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade). A pasta enviou ao Município, em 2020, uma verba de R$ 500 mil, indicada via emenda parlamentar do deputado estadual João Leite (PSDB). O restante do custo, cerca de R$ 392 mil, seria complementado pela Prefeitura.

Ferroviários ouvidos pelo Folha da Mata avaliaram como baixo e insuficiente o valor oferecido pela Prefeitura para a obra. Esse pode ter sido o motivo do não comparecimento de nenhuma empresa na sessão de abertura da licitação.

PARA LEMBRAR

Segundo a prefeitura, o objetivo da obra é garantir o restabelecimento da trafegabilidade da via permanente, que se encontra inativa desde 1994, de modo a atender o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da cidade, que prevê a reativação do modal ferroviário como alternativa para a melhoria da mobilidade na cidade.

O Executivo avalia que, embora abandonada há duas décadas, a linha ainda está em razoáveis condições de ser relançada, e seus trilhos ainda estão no lugar em todo o trajeto que se pretende revitalizar neste momento. 

“A recomposição da linha férrea resultará em um enorme desafogo de trânsito de veículos no centro da cidade, e um conforto extra para alunos, professores e visitantes da UFV. Além disso, trata-se da primeira etapa da recomposição da ligação férrea com a cidade de Cajuri, de onde e para onde se dirigem diariamente centenas de pessoas”, destaca a PMV na justificativa da licitação.

O projeto foi elaborado na gestão anterior, do prefeito  Ângelo Chequer, que tentou licitar o serviço em 2020, mas nenhuma empresa apareceu para participar dos certames. Na época, a prefeitura ofertava R$540 mil pela obra e o valor não despertou interessados. Foram três licitações desertas, uma em agosto, outra em setembro e a última em novembro de 2020.

A gestão atual aumentou em 65% o orçamento da obra. Segundo a Diretoria de Projetos da PMV, a tabela foi atualizada pela Seinfra, de acordo com os valores atuais dos materiais necessários ao empreendimento.

A empresa que vencer a licitação ficará responsável pela revitalização de um trecho de 5.975 metros da antiga Ferrovia Leopoldina, entre o km 381 (Estação - Praça Hervé Cordovil) e o km 374, na divisa com Cajuri, sentido Sapé, após os Cristais).

Na lista de serviços a serem executados está a troca dos dormentes danificados e sem condições de uso (75% estão deteriorados); nivelamento, alimento e limpeza da linha e drenos de água ao longo de seu curso; manutenção das passagens de nível; implantação de sinalização adequada; retaludamento em aterro próximo aos Cristais e, por fim, a escavação mecanizada e manual de material de calçamento ou asfalto existente sobre os trilhos ou junto aos trilhos que impeçam a rodagem ou encaixe dos frisos das rodas do trem no Centro da cidade.