CIDADE

Estudantes paralisam atividades e fecham entradas da UFV

O ato é parte do evento “Dia Nacional em Defesa da Educação”, que ocorre em todo País


Publicado em: 18/10/2022 às 09:54hs

Estudantes paralisam atividades e fecham entradas da UFV

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) fechou as principais entradas da instituição ao tráfego de veículos, na manhã da última terça-feira, 18. O ato é parte do evento “Dia Nacional em Defesa da Educação”, que ocorreu em todo País, promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Nacional de Estudantes Secundaristas (Ubes).

Entre as reinvidicações está a recomposição orçamentária das universidaes federais. Neste ano, a UFV teve R$ 8 milhões de seu orçamento bloqueado pelo MEC.

Durante a movimento, a circulação só foi liberada para veículos especiais, como coletivos, ambulâncias e segurança. Carros que conduziam alunos para a escola estadual Effie Rolfs também foram liberados. Os demais estavam sendo orientados a utilizarem a entrada alternativa da MG-280, próximo ao Acamari.

No final da tarde, os estudantes devem fazer uma manifestação com passeata, a partir das 18 horas nas Quatros Pilastras.

O ato dos estudantes teve apoio da Aspuv (Associação Sindical dos Docentes da UFV) e alguns professores cancelaram suas aulas. A reitoria, em resposta a uma carta do DCE (Diretório Central dos Estudantes), reconheceu a legitimidade da manifestação, mas alegou não possuir poder para cancelar o dia letivo, pois o calendário acadêmico é aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Todavia, a segurança institucional da UFV não interferiu nos atos.