CIDADE

Em manifestação na Funed, servidores demandam produção de vacina contra a Covid-19

Fundação Ezequiel Dias analisa amostras de testes da Covid-19 enviadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Viçosa


Publicado em: 24/02/2021 às 09:00hs

Em manifestação na Funed, servidores demandam produção de vacina contra a Covid-19
Foto: Rosana Zica/Arquivo pessoal

Na manhã desta terça-feira, 23, servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) realizaram uma manifestação cobrando da Fundação a produção própria de uma vacina contra a Covid-19. Até o momento, a Funed está responsável por avaliar as amostras dos testes para Coronavírus enviados por diversas prefeituras de MInas Gerais, incluindo a de Viçosa.

A manifestação aconteceu em frente à Fundação, em Belo Horizonte. De acordo com os manifestantes, a ausência de um plano estadual de imunização, a lentidão na vacinação contra a doença e pouco investimento na Funed para produção de vacinas são um dos motivos para a insatisfação de parte dos funcionários. A Funed e o Governo de Minas informam que ambas instituições estão atuando ativamente para possibilitar a produção de uma vacina contra a Covid-19 para contribuir com o processo de imunização em todo o estado.

Além disso, estão em andamento discussões que viabilizem a produção de uma vacina de segunda e terceira geração, que, embora sejam desenvolvidas de forma menos imediata, tenham o potencial de serem mais específicas, com maior atividade e aplicáveis a diferentes perfis.

FUNED REALIZA TESTES DE VIÇOSA

No início deste ano, o Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Viçosa começou a divulgar nos boletins diários de Covid-19 a justificativa para a redução do número de novos casos registrados na cidade. Desde o dia 05 de fevereiro, a administração municipal deixou de emitir boletins diários, mantendo a divulgação de segunda à sexta.

Segundo a Prefeitura, as amostras para teste diagnóstico de Covid-19 estão sendo enviadas à Funed, em Belo Horizonte, e, por esse motivo, ocorre um atraso entre a coleta e os resultados. Os testes demoram entre 4 e 5 dias para terem os resultados concluídos.