CIDADE

Coronavírus altera rotina dos viçosenses

No primeiro dia de decreto municipal medidas começaram a ser implantadas e número de casos notificados sobe para 12


Publicado em: 19/03/2020 às 11:23hs

Coronavírus altera rotina dos viçosenses

Quem foi buscar o café da manhã numa das padarias mais movimentadas do centro da cidade já teve que respeitar algumas normas do decreto que já haviam sido implantadas. Segundo a gerente do local, “eles estão preocupados com a segurança dos clientes e logo cedo já começaram a adotar as medidas de prevenção impostas pelo decreto”. Foram colocadas faixas indicando distâncias específicas entre clientes e disponibilizados para os cliente e funcionários, frascos com álcool 70%, para higienização.

dsfa

Faixas amarelas separando clientes foram colocadas. (Foto: Folha da Mata)


fsdfdsafaf

Cartazes foram afixados para lembrar aos clientes das áreas de isolamento. (Foto: Folha da Mata)


Por toda a cidade, medidas para tentar evitar a propagação do vírus estavam sendo tomadas. Na hora do almoço, alguns restaurantes suspenderam o atendimento self servisse e ofereceram apenas a opção a la carte, prato feito ou marmitex. Em alguns deles a entrada foi bloqueada e clientes tinham de esperar de fora do restaurante para receber a comida e noutros a capacidade de atendimento foi reduzida a 30%.

fdsfafa

Restaurante restringiu entrada de clientes no estabelecimento. (Foto: Folha da Mata)


Durante todo o dia, o comércio funcionou normalmente, mas os lojistas registraram queda no volume de vendas. No calçadão, principal centro comercial da cidade, era nítida a diminuição da circulação de pessoas.

sfdsafdsf

Em horário de movimento, calçadão não tinha muitas pessoas circulando como de costume. (Foto: Folha da Mata)


Já as farmácias da cidade ficaram movimentadas, já que muitas pessoas estavam à procura de álcool em gel. A vigilância sanitária está fazendo fiscalizações para verificar se os comerciantes estão majorando o valor de venda dos produtos que são usados na prevenção e tratamento do COVID-19.

fdafadf

Agentes da Vigilância Sanitária fazem vistoria em farmácia. (Foto: Folha da Mata)


Fechamentos

O decreto também determinou o fechamento de clubes, boates, academias, lojas de conveniência e cinema. A maioria desses serviços já estão sendo desativados e seguindo de acordo com as deliberações do decreto municipal.

Rodoviária

Uma estrutura está sendo montada para que o protocolo estipulado no decreto seja cumprido. Dispensers e recipientes de álcool em gel foram colocados em vários pontos do terminal, para que os frequentadores fação a higiene das mãos. Grades estão sendo colocadas para cercar e restringir o acesso de pessoas que não irão utilizar o terminal para viagens. Todo o acesso ao local será controlado.

sadadfdasf

Grades serão colocadas para isolar movimento na rodoviária. (Foto: Folha da Mata)


Numa de suas medidas mais rígidas, o decreto determina que os passageiros de ônibus provenientes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e das cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte devem guardar, obrigatoriamente, quarentena de 14 dias, tão logo deixem o Terminal Rodoviário local. Passageiros que vierem dessas localidades vão receber orientações em uma tenda da Secretaria de Saúde e deverão assinar notificação de que estão instruídos a ficar de quarentena em seus respectivos domicílios.

Nas redes sociais há relatos de uma pessoa que hoje chegou de São Paulo, com sintomas de gripe, e está confinado, sozinho, em casa, de onde seus familiares se retiraram, por alguns dias.

ahsuahsa

Todo passageiro vindo dos lugares mencionados no decreto, deverão assinar este documento. (Foto: Folha da Mata)


Casos em Viçosa

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Viçosa, no fim da tarde desta quinta-feira, 19, mostra 12 notificações, sendo 10 em investigação e 2 descartados. No momento não há casos confirmados de coronavírus em Viçosa.