CIDADE

Capacitação em Viçosa reúne profissionais da pecuária leiteira

Turma é composta por 16 recém-formados e graduandos do último período de Agronomia, Zootecnia e Veterinária


Publicado em: 19/10/2022 às 14:08hs

Capacitação em Viçosa reúne profissionais da pecuária leiteira

Começou este mês em Viçosa o curso realizado pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Balde Cheio, do Sistema Faemg, em parceria com o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), da UFV. As aulas contam com representantes de todo o Estado. A turma é composta por 16 recém-formados e graduandos do último período dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária que foram selecionados entre 130 currículos enviados para o treinamento. 

Uma das participantes é a estudante de Zootecnia, Luara Figueiredo, natural de São José da Barra. Ela está terminando a graduação no Instituto Federal do Sul de Minas - campus Machado e contou que ficou sabendo do treinamento pelas redes sociais do Sistema Faemg. “É uma ótima oportunidade de me formar e já ingressar no mercado de trabalho. O meu objetivo é aprender o máximo com a experiência dos professores e poder trabalhar no ATeG”. 

O diretor técnico do Sistema Faemg, Christiano Nascif esteve presente na abertura das aulas e falou sobre a satisfação de receber o novo grupo, destacou a tradição e a expertise do PDPL na pecuária leiteira e recomendou que os participantes se dediquem com afinco ao treinamento de especialização. 

“Essa é uma oportunidade única e desejo sucesso a todos. O ATeG está em expansão por todo o Estado. Nossa missão é transformar vidas e vocês estão sendo formados para assumir grupos do ATeG e serem agentes dessas mudanças que é uma função muito nobre e importante”

Gerente do Escritório Regional da entidade em Viçosa, Marcos Reis enfatizou a importância de exercitar durante o treinamento o relacionamento com o produtor rural. “Vocês estarão em contato direto com os produtores e suas famílias, e para que essa convivência seja produtiva é preciso estabelecer uma relação de confiança e respeito durante as visitas às propriedades”.

Diferenciais para o mercado

Em sua fala, o coordenador do PDPL, Adriano Provezano salientou que o aprendizado sobre a relação direta e complementar entre a assistência técnica e gerencial proposta pelo ATeG e pelo seu projeto é um diferencial. “O entendimento sobre essa lógica em que as ações técnicas geram indicadores econômicos que vão orientar as novas ações é valiosa para o profissional no mercado de trabalho e para a vida”, comentou.

Para o médico veterinário Marcus Vinicius Castro Moreira, o treinamento tem evoluído e esta turma terá um desempenho ainda melhor. Ao final de 2022, 60 profissionais terão passado pelo treinamento e Marcus acredita que o efeito multiplicador dessa parceria com o ATeG e o Sistema Faemg deixa um legado de aprendizado para todos.

“Se cada profissional atender a 30 fazendas, ao final das três turmas serão 1800 fazendas assistidas por profissionais capacitados. O produtor precisa de gente boa para o aconselhar bem, e de uma consultoria mais avançada que engloba conceitos técnicos e gerenciais, seguindo o tripé econômico, social e ambiental. Técnicas que, ao longo do treinamento são passadas aos participantes”.