CIDADE

Aliviou mas não resolveu: Racionamento continua

Bastaram duas chuvas fortes na semana passada para que os pequenos reservatórios da cidade ficassem cheios. Segundo o Saae, a produção de água aumentou muito pouco, o que obriga a manutenção do racionamento


Publicado em: 20/11/2014 às 03:10hs

Aliviou mas não resolveu: Racionamento continua
Após longa reunião, na tarde de ontem, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) decidiu que continuará sendo de 24 horas, o racionamento de água distribuída à população viçosense, ao avaliar que o volume de água da bacia do São  Bartolomeu que chega diariamente à lagoa de captação ainda não é suficiente para uma redução do programa de racionamento.
O diretor-técnico do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa, engenheiro Edson Bhering, informou, no final da tarde ontem, que a autarquia vai manter o programa de racionamento de água de 24 horas por semana, implantado no início do mês. Com essa informação, Edson descarta a informação que chegou a circular em algumas mídias de que o racionamento voltaria ao patamar inicial de 12 horas por semana a partir de ontem.  
A decisão do Saae foi tomada após longa reunião das diretorias técnica e administrativa  da autarquia no meio da tarde de ontem quando avaliou se com as chuvas recentes já davam segurança para reduzir o corte no abastecimento. Ainda na manhã de ontem a direção do Saae reuniu-se com a Promotoria Pública de Justiça da Comarca, e as avaliações  mostraram que o mais prudente seria a manutenção do programa de racionamento de 24 horas por semana.
De acordo com Edson Bhering, ouvida a promotoria, a decisão foi continuar captando 55 litros por segundo, ao invés dos 70 litros por segundo que já estavam sendo captados após a cheia da lagoa em virtude das chuvas da semana passada. Desse modo, a redução do racionamento ou a normalização do sistema vai depender da regularidade das chuvas nesse final de Primavera e durante o verão vindouro.