CÂMARA

Projeto que declara Festa das Crianças no Nova Viçosa como Patrimônio Histórico é aprovado em 1ª votação

Festa acontece há 31 anos no bairro


Publicado em: 28/03/2024 às 09:19hs

Projeto que declara Festa das Crianças no Nova Viçosa como Patrimônio Histórico é aprovado em 1ª votação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa

O projeto de Lei de autoria do vereador Gilberto Brandão (Avante), que declara a Festa das Crianças na Rua Teotônio Pacheco, localizada no Bairro Nova Viçosa/Posses, como Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial do Viçosa, foi aprovado em 1ª votação, durante a reunião da Câmara de terça-feira (26).

“Esse trabalho já acontece na comunidade de Posses e Nova Viçosa há 31 anos. Estamos agora oficializando essa festa para que possamos receber mais apoio, pois tem sido uma dificuldade”, justificou o parlamentar, durante sua fala.

No documento do projeto, Gilberto salienta que a Festa é uma tradição cultural enraizada na comunidade local, e sua oficialização garante o reconhecimento, a proteção e a relevância do evento, preservando as práticas culturais do bairro. Ademais, o autor do projeto também reforçou que a comemoração do Dia das Crianças representa mais do que um momento de entretenimento para esse público, mas também uma oportunidade para os moradores locais interagirem e se unirem.

Em um contexto histórico, o vereador relembra que “o saudoso Adão, que tinha essa alegria de fazer a felicidade daquelas crianças no dia 12. Eu via o quanto ele gostava de ver aquelas crianças sorrindo e brincando. Ele veio a falecer e eu peguei essa Festa para não deixar apagar o seu legado”.

“É um reflexo do espírito comunitário e da identidade cultural do bairro, promovendo valores de solidariedade, respeito e cooperação. Através das atividades lúdicas, brincadeiras e apresentações artísticas, a Festa das Crianças proporciona um ambiente seguro e inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional dos envolvidos”, concluiu Gilberto.



Fonte: Câmara de Viçosa