BRASIL

Saiba como realizar busca por dinheiro "esquecido" em bancos

Mais de 100 milhões de brasileiros já fizeram a consulta e a estimativa do Banco Central é de devolver R$8 bilhões de reais aos clientes neste ano


Publicado em: 23/02/2022 às 09:13hs

Saiba como realizar busca por dinheiro "esquecido" em bancos
Foto: reprodução

De acordo com dados do Banco Central até meia-noite de domingo, 20, a ferramenta para buscar os recursos "esquecidos" por clientes em instituições financeiras recebeu 102,7 milhões de consultas em uma semana. Em sua maioria as consultas são de pessoas físicas (100,2 milhões), desse valor 21,9 milhões encontraram saldos remanescentes e 78,3 milhões não tinham recursos a resgatar. Já as empresas contabilizaram 2,6 milhões de consultas, 25,2 mil obtiveram saldo e 2,3 milhões sem valores a receber. O BC estima em R$ 8 bilhões o valor total a ser devolvido aos clientes em 2022.

Quando realizado o acesso ao sistema, esse não mostra o valor, apenas se há ou não direito a receber pelo usuário. No momento da consulta, o sistema gera data para que o cliente retorne ao site a fim de saber o montante e pedir devolução. As datas geradas então são apenas para quem tem dinheiro no sistema.

Elaboramos um guia para aqueles que pretendem consultar se possuem ou não quantias nos bancos:

COMO CONSULTAR

Para saber se você tem dinheiro esquecido em bancos, é preciso consultar o sistema do Banco Central. 

Confira abaixo o passo a passo: 

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br

  • Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos; 

  • Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, também pelo valoresareceber.bcb.gov.br.

COMO CONSIGO SABER O VALOR QUE RECEBEREI?

Para organizar o fluxo de saques, o sistema criou um calendário para que as pessoas físicas e jurídicas possam pedir o resgate e saber o valor exato esquecido. 

Foram criados três períodos, definidos a partir da data de nascimento da pessoa ou de criação da empresa. 

  • 7 a 11/3 - para nascidos ou empresas abertas antes de 1968 

  • 14 a 18/3 - para nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983 

  • 21 a 25/3 - para nascidos ou empresas abertas após 1983 

É importante ficar atento ao horário definido pelo site após a consulta para não perder o prazo. Confira também se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.

O QUE É A CONTA .GOV.BR NECESSÁRIA PARA A CONSULTA?

Para conseguir sacar o dinheiro, o usuário precisa ter login nível prata ou ouro no porto do governo Gov.br. Para isso, será necessário usar um login gov.br nível prata ou ouro. Caso ainda não o tenha, basta fazer um cadastro gratuito pelo site ou pelo aplicativo gov.br disponível na Google Play (Android) e na App Store (Apple). 

A conta gov.br tem três níveis de confiabilidade: bronze, prata e ouro. O primeiro, mais básico, é conquistado logo quando o cidadão se cadastra na plataforma, o que normalmente acontece por meio do formulário online do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou da Receita Federal. Para subir de nível e, assim, conseguir acessar e solicitar transferências no valoresareceber.bcb.gov.br, é necessário confirmar sua identidade por meio de qualquer um dos processos indicados nas plataformas gov.br. Quem quiser ir de bronze para prata, por exemplo, pode validar seus dados no próprio app, via reconhecimento facial.

E COMO PODEREI RESGATAR O DINHEIRO ESQUECIDO?

A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março.Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito. 

Se você não conseguir acessar o site no dia indicado pelo sistema do BC, não se preocupe: volte ao valoresareceber.bcb.gov.br em outro momento e repita o processo. O sistema vai te informar uma nova data para retorno. O dinheiro é seu e, portanto, continuará guardado pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário, até que você peça a devolução novamente.

NÃO ENCONTREI VALORES A RECEBER. O QUE FAÇO?

Para quem não encontrar valores a receber nesta etapa, o BC tranquiliza que poderá ter recursos nas próximas fases. Em 2 de maio, as consultas a uma nova fase serão abertas.