UFV

UFV retoma atividades presenciais de forma gradual a partir desta semana

Servidores técnico-administrativos voltam ao trabalho presencial no campus, mas aulas seguem de forma remota


Publicado em: 08/07/2021 às 09:20hs

UFV retoma atividades presenciais de forma gradual a partir desta semana
Foto: Divulgação/UFV

Desde a última segunda-feira, 05, está autorizado o retorno gradual dos trabalhos presenciais no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especificamente as atividades administrativas. A medida foi proposta pelo Comitê Pós-Pandemia e aprovada pela administração superior da Universidade.

Para permitir a retomada presencial, a UFV considerou o atual cenário da pandemia e o início do processo de imunização dos servidores técnicos, docentes e terceirizados. A instituição afirma que, apesar da permissão, o retorno presencial terá regras. A retomada se dará aos poucos e não contempla as atividades de ensino que, por enquanto, seguem de maneira remota.

Cada órgão deverá determinar a escala de revezamento do trabalho presencial, considerando as especificidades do ambiente e o tipo de atividade desenvolvida. A presença dos servidores em cada ambiente de trabalho não deverá ultrapassar 30% do limite máximo de sua capacidade física, mantendo-se o distanciamento mínimo de um metro entre eles. Servidores enquadrados em grupos de risco devem ser priorizados no trabalho remoto, mediante apresentação de declaração que ateste idade ou comorbidades.

Os servidores que já estão em trabalho remoto poderão ser acionados, a qualquer momento, para retornar às atividades presenciais, cabendo a decisão à chefia imediata.

Desde o dia 29 de outubro do ano passado, está em vigor uma Instrução Normativa que já determinada o as regras para o retorno presencial de parte das atividades no âmbito do serviço público federal. De acordo com a norma, que vinha sendo adotada pela UFV, 20% dos servidores podiam retornar ao trabalho presencial e 20% ao regime parcial, sendo que a maioria ainda permanecia em trabalho remoto integral.