Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Ramon e Rozado: 10 anos de estrada e reconhecimentos

Com trabalho autoral e participações premiadas em festivais que prestigiam seu gênero musical, Chiquinho Rozado e seu filho Ramon ganharam este ano um destaque especial em rede nacional: a dupla foi convidada a participar, ao lado do cantor, compositor e escritor mineiro Paulinho Pedra Azul, do programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin e veiculado pela TV Cultura.
Rozado nasceu em Ubaporanga, no leste das Gerais e se mudou para Viçosa-MG aos 15 anos. Apaixonado pela música, na qual iniciou aos 11 anos, fez parte dos grupos “Comitiva” e “Triagem” nos anos 1990, cantando repertório de MPB e música regional em Viçosa e região. Em 1997 estreou o programa “Cheiro de Relva”, dedicado à música caipira, na Rádio Universitária FM, emissora vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), programa este que, este ano, completa 20 anos no ar e promove um encontro de violeiros criado para comemorar o aniversário do programa de rádio. Em 2011 foi contemplado no "Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira" como "Difusor".
Viçosense, Ramon herdou de seu pai o dom e o gosto musical. Aos 6 anos começou a tocar violão, demonstrando grande facilidade no aprendizado. Sua primeira apresentação foi na sua formatura do pré-primário em uma homenagem para as avós. Aos 7 anos iniciou seus estudos com o professor Chico Nascimento. Aos 11 anos participou ao lado de seu pai do show “Violas & Canções”, sua primeira apresentação para grande público. Aos 12 anos, participou do CD "Espelho de Violeiro", de "Geraldo Carreiro e Chiquinho Rozado, cantando com sua tia Laura Rozado, a música "Anjo do Berrante", de autoria de Geraldo Carreiro. Aos 16 anos começou a tocar viola, e já no ano seguinte ganhou seu primeiro prêmio em festivais, ao lado da sambista Aline Calixto no Festival da Canção de Viçosa. Em 2011 foi contemplado com o "Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira" na categoria "Violeiro Revelação". Em 2012, foi convidado para participar do CD "Sambarroco", do mineiro Vander Lee. Em 2015, fez parte do CD "Meu Ziriguidum", da sambista Aline Calixto.
Em 2007 filho e pai se juntaram para formar a dupla com um trabalho que resgata e mantém viva a sonoridade da autêntica expressão musical sertaneja, a verdadeira música de raiz. No mesmo ano receberam os prêmios de 1º lugar e melhor violeiro no Festival de Piacatuba, em Leopoldina-MG. Daí em diante, o trabalho da dupla cresceu e rodou o país, levando ao público um seleto repertório regional e de raiz que passeia pela MPB e já rendeu o primeiro CD, intitulado “Herança”, que contou com as participações de Paulinho Pedra Azul, Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda), Celia e Celma e Euro Parrique.
O cantor, compositor, ator e apresentador de TV Saulo Laranjeira, que também participou do disco, deu a seguinte declaração sobre ele: “um trabalho consistente, com interpretações autênticas e personalizadas, arranjos bem elaborados e um repertório de qualidade que com certeza atende à expectativa de um público ávido por consumir a boa música regional.”
Em 2013, a dupla foi novamente contemplada com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, desta vez na categoria “Melhor Dupla”. Em 2015, participaram do programa Arrumação, apresentado por Saulo Laranjeira e veiculado pela Rede Minas. Também em 2015, fizeram o show "Memórias de um Brasil Caipira", ao lado da cantora Lysia Condé, com três apresentações em Natal-RN. Em 2016, participaram do CD "Paulinho Pedra Azul, 35 anos de carreira". Também em 2016, foram convidados para participar do programa Brasil Caipira, apresentado por Luiz Rocha e veiculado pela TV Câmara. Neste ano, quando completa 10 anos, a dupla foi convidada para o programa Brasil Caipira.
A dupla Ramon e Rozado será uma das atrações musicais do Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa, que acontecerá no próximo fim de semana na Estação Cultural Hervé Cordovil, na praça de mesmo nome, no Centro. Focada na música regionalista, em especial no sertanejo de raiz e na viola caipira, a dupla de Viçosa se apresentará na sexta-feira (15), às 21 horas.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883