Viçosa reuniu mais de mil pessoas em congresso sobre autismo

O objetivo da terceira edição do congresso foi aprofundar o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fortalecer as redes de apoio à causa

Viçosa reuniu mais de mil pessoas em congresso sobre autismo
Divulgação/PMV

Viçosa foi palco do III Congresso Nacional de Saúde e Educação sobre Autismo. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de março no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) e contou com mais de mil participantes, entre especialistas, educadores, profissionais de saúde e familiares. O objetivo da terceira edição do congresso foi aprofundar o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fortalecer as redes de apoio à causa.

A abertura do evento foi marcada com um vídeo do Governador de Minas Gerais Romeu Zema, que destacou a importância do congresso para a promoção da inclusão e do apoio às pessoas autistas no estado. Durante os dois dias de programação, profissionais de mais de 90 municípios se capacitaram e participaram das 16 horas de conteúdos voltados ao TEA, abordando desde diagnósticos até o suporte contínuo para as famílias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, o congresso teve um espaço dedicado às crianças com autismo, onde brinquedos educativos e profissionais estavam à postos para ceder apoio psicológico aos pais e às crianças. Este espaço, inclusive, foi promovido pela própria prefeitura. O encontro também contou com palestras de profissionais experientes internacionalmente. 

Outro ponto abordado foi a possível criação de um Centro de Atendimento aos Autistas em Viçosa. De acordo com o vice-prefeito Sérgio, a intenção é de avançar na inclusão com o centro, que poderia ser mais uma forma de auxiliar os responsáveis por crianças autistas e para dar apoio aos autistas, desde o menor até o maior grau.