UFV

Viçosa recebe 990 doses da vacina da Pfizer

Imunizante será distribuído nesta segunda-feira, junto com outras 1.400 doses da AstraZeneca


Publicado em: 31/05/2021 às 15:57hs

Viçosa recebe 990 doses da vacina da Pfizer
Foto: Agência Minas

As primeiras vacinas da Pfizer chegam esta semana para Viçosa. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o envio da remessa para 73 municípios mineiros, para retomar a imunização contra a Covid-19. Depois de ficar de fora das primeiras listas, Viçosa aprovada para receber as doses, juntamente com outros 72 municípios mineiros.

De acordo com a lista divulgada pela SES, são 60.840 doses no total, que saíram em caminhões escoltados até o aeroporto da Pampulha, onde serão distribuídas em trajeto aéreo até os municípios das Unidades Regionais. Só para Viçosa são 990 doses disponíveis, destinadas à primeira aplicação em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes graves.

UFV PREPARADA

A Prefeitura mantém a parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a aplicação das doses da vacina na Pfizer na população. Como o imunizante requer mais cuidados, principalmente com a refrigeração, a universidade adaptou a estrutura para atender aos critérios do Ministério da Saúde.

Duas tendas foram montadas ao  lado da Divisão de Saúde, para triagem e recepção do público, para ficar mais próximo ao local de armazenamento das doses. A exigência era para que a aplicação do imunizante não acontecesse fora de uma unidade de saúde que tenha uma sala de vacina climatizada. Como o número de doses enviado para Viçosa ainda é pequeno, elas deverão ser aplicadas em até quatro dias. Para este prazo, a Anvisa recomenda que o imunizante seja conservado em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC.

divisao-de-saude

Divisão de Saúde da UFV foi adaptada para aplicar as doses da Pfizer de acordo com critérios do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/UFV)

ASTRAZENECA

Além das doses da Pfizer, Viçosa receberá ainda outras 1.400 doses do imunizante da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. Desse total, somente 14 estão previstas para vacinar profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas. E o restante das doses é exclusiva para pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

O Governo de MG vai repassar 561.750 doses da AstraZeneca aos municípios, como parte da 21ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, o estado já distribuiu pouco mais de 10 milhões de doses de janeiro deste ano até agora.