UFV

UFV realiza segunda colação de grau remota

Tradicionais festividades de churrasco, colação de grau com fogos de artifícios e baile de gala foram suspensas


Publicado em: 14/01/2021 às 12:00hs

UFV realiza segunda colação de grau remota
Foto: Arquivo UFV

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) irá realizar nesta sexta-feira, 15, de forma remota, a colação de grau dos alunos que concluíram seus cursos no PER I (Período Especial Remoto), equivalente ao primeiro semestre letivo de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais festividades de churrasco, colação de grau com fogos de artifícios e baile de gala foram suspensas.

Assista ao vivo a cerimônia clicando AQUI.

Parte dos formandos que irão participar da cerimônia virtual nesta sexta-feira, deveriam ter colado grau no mês de julho do ano passado. Alguns deles, inclusive, integravam a comissão de formatura que irá se reunir em assembleia virtual nesta quinta-feira, 14, para discutir o reembolso das festividades que foram canceladas, cujo investimento variava entre R$ 6.500 a R$8.500, aproximadamente, a depender do número de convites em cada evento e contratos com fornecedores.

Institucionalmente, a UFV é responsável apenas pela cerimônia de colação de grau, que será realizada de forma unificada com os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, contabilizando cerca de 500 formandos. Segundo a UFV, o juramento será feito pelo formando Lucas Eduardo de Oliveira Azevedo e a oradora da turma será Camila Ohana de Souza, ambos do curso de Ciência Biológicas. Além deles, deverá se pronunciar o reitor Demétrius David da Silva.

A colação de grau dos alunos que concluírem a graduação durante o PER II, previsto para ocorrer de 1º de fevereiro até 21 de maio, deve acontecer no dia 11 de junho. No entanto, a UFV ainda não definiu se a cerimônia acontecerá no formato remoto ou presencial. A comissão de formatura da segunda formatura deste ano foi procurada, porém, não informou como está o processo de pagamento das festividades.

HISTÓRICO

A colação de grau no formato remoto não é novidade na UFV. Em agosto do ano passado, a instituição recorreu à iniciativa devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Na ocasião, colaram grau 73 estudantes dos três campi da instituição. A transmissão virtual (Live) ocorreu diretamente do Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, e foi transmitida ao vivo pelo canal da Cead (Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância), no Youtube.