UFV

UFV mantém aulas remotas até outubro

Os mais de 3 mil calouros aprovados vão iniciar o 1º período na UFV sem nunca terem pisado em nenhum dos três campi da instituição


Publicado em: 31/05/2021 às 10:00hs

UFV mantém aulas remotas até outubro
Foto: acervo/UFV

As aulas remotas serão mantidas na UFV (Universidade Federal de Viçosa) até, pelo menos, outubro deste ano. A instituição divulgou a resolução do Período Especial Remoto 3 (PER 3), que será oferecido a partir de 19 de julho, nos três campi, de acordo com o calendário unificado das atividades, já aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Assim como nos PERs anteriores, as aulas acontecerão por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Dessa forma, a universidade vai manter em casa os 14.026 alunos de graduação matriculados, além dos 3.210 calouros aprovados, que estão realizando pré-matrícula nos três campi.

A instituição ainda possui 3.323 estudantes de pós-graduação matriculados nos três campi e 473 alunos matriculados no ensino médio (Coluni), todos esses também em atividades remotas. Esse será o 3o período especial remoto da UFV, onde a matrícula em disciplinas é optativa aos alunos. No entanto, a universidade alerta que aqueles que não efetivarem a matrícula terão seus vínculos institucionais preservados, desde que façam a devida solicitação para a Pró-Reitoria de Ensino (PRE). A UFV não explicou como essa solicitação deve ser feita.

De acordo com a UFV, serão oferecidas 1.812 disciplinas, prioritariamente, as previstas para o primeiro semestre e, eventualmente, o conteúdo teórico das disciplinas teórico-práticas que puderem ser desmembradas. O prazo para os estudantes dos três campi elaborarem seus planos de estudos para o PER 3 começou no último dia 10 e irá até 8 de junho, por meio do Sistema Sapiens.

O PER 3 termina no dia 30 de outubro de 2021, com recesso previsto entre os dias 6 e 10 de setembro. As atividades presenciais na UFV estão suspensas desde o dia 16 de março de 2020 e não há previsão para retorno.