UFV

UFV inicia reforma de praça entre PH Rolfs e Ladeira dos Operários

Apesar de estar "fora" das quatro pilastras, espaço pertence ao campus universitário e passará, agora, a ter as mesmas características urbanísticas adotadas no interior da universidade.


Publicado em: 17/03/2022 às 14:22hs

UFV inicia reforma de praça entre PH Rolfs e Ladeira dos Operários
Foto: divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) fechou para reforma a área verde localizada entre a avenida PH Rolfs e a travessa José Valentino Cruz (conhecida como Ladeira dos Operários) na entrada do campus.

De acordo com a universidade, o objetivo da obra é revitalizar toda a área, transformando-a em uma praça de convivência que apresente as mesmas características arquitetônicas encontradas no campus. De acordo com o projeto, a praça ganhará nova iluminação, bancos de permanência, bicicletário, equipamentos para alongamento, reconstrução da pavimentação e novos jardins.

A obra está sendo realizada pela construtora A3 Empreendimentos, contratada pela Tomada de Preço no 04/2021 pelo valor de R$ 292.000,00. O prazo da obra é de 180 dias e a entrega está prevista para outubro.

ÁREA NÃO PERTENCE À PREFEITURA

A reportagem do Folha da Mata questionou a UFV se o fato da praça ser parte integrante do território do campus sempre foi de conhecimento de sua administração. A questão foi levantada por leitores do jornal que imaginavam que a área era de responsabilidade da prefeitura, uma vez que, no local, não era observado o mesmo padrão urbanístico e zelo paisagístico praticado das quatro pilastras para dentro.

Em resposta, a UFV afirmou que a existência daquela área como parte do campus sempre foi de conhecimento da administração universitária, que possui escritura da área registrada em cartório em 15 de dezembro de 1983 e completou: “A UFV sempre cuidou da área, mantendo-a limpa e preservando as calçadas. O que se fará agora tem a ver com a percepção de que ela deve contemplar as características arquitetônicas do campus”.

1647458189