UFV

UFV inaugura novo prédio com presença do Ministro da Educação

Novo departamento de Agronomia recebeu mais de 23 milhões em investimentos. Evento foi fechado, transmitido pela internet e a presença do ministro não foi divulgada


Publicado em: 07/05/2021 às 20:03hs

UFV inaugura novo prédio com presença do Ministro da Educação
Foto: Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) inaugurou nesta quinta-feira, 06, o novo prédio do Departamento de Agronomia. O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O Departamento é o mais antigo da universidade, e concentra o maior número de alunos da instituição, além de programas de pós-graduação. O prédio fica localizado após o Supermercado Escola, ao lado do Campo Experimental utilizado nas aulas de graduação do curso.

A obra foi iniciada em 2010 e orçada emR$ 23.247.025,46. Em seus quatro andares estão laboratórios, salas de aula e de informática, auditórios – incluindo um para mais de 200 pessoas – e espaços para reuniões e defesas de teses e dissertações, dentre outros ambientes.

O reitor, Demetrius David da Silva, ressaltou que a infraestrutura do prédio é compatível com a de grandes instituições do mundo e certamente contribuirá para que a UFV continue sendo reconhecida como uma das melhores do país. O reitor também comentou sobre a importância da recomposição do orçamento das instituições federais de ensino superior: “não se transforma um país sem investimento em educação, ciência e tecnologia”.

Em sua fala, Milton Ribeiro demonstrou contentamento por encontrar na UFV a excelência da pesquisa aplicada ao bem comum, da sociedade. “Vocês têm sabido fazer muitas coisas, com resultados maravilhosos para o Brasil”. Ele parabenizou o reitor e toda a sua equipe e afirmou que sempre ajudará no que for possível, apesar de ter sido vago ao comentar sobre aporte financeiro à instituição, que perdeu mais de R$ 19 milhões do orçamento deste ano.

1620348083Obras do novo prédio do Departamento de Agronomia tiveram início em 2010

EVENTO FECHADO

A cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo no canal da UFV (confira abaixo), contou com poucos convidados e foi fechado para a imprensa e a comunidade universitária. Estudantes fizeram protestos do lado de fora, contra a presença do ministro.

Outras autoridades puderam conhecer o novo prédio. Entre elas, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso (PSD), os deputados federais Igor Timo (Podemos) e Rodrigo de Castro (PSDB); a secretária estadual de Educação, Julia Sant'Anna; a vice-reitora Rejane Nascentes; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas; o presidente do CNPq e ex-reitor da UFV, Evaldo Vilela; o juiz federal Rafael Torres; o deputado estadual Coronel Henrique (PSL); o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia; o vice-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Rafael Cassimiro (PSDB), e o ex-reitor Carlos Sigueyuki Sediyama, dentre outras autoridades.

Confira a cerimônia de inauguração: