UFV

UFV garante ao Ministério da Saúde que tem condições de receber vacinas da Pfizer

Ministério da Saúde fez exigências para que municípios do interior recebessem doses da vacina


Publicado em: 21/05/2021 às 11:14hs

UFV garante ao Ministério da Saúde que tem condições de receber vacinas da Pfizer
Foto: reprodução

Após Viçosa ficar de fora da lista do Governo de Minas Gerais para receber a vacina da Pfizer, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) respondeu a um ofício do Ministério da Saúde reforçando que tem condições de armazenar as doses do imunizante no município.

O Governo Federal enviou o pedido de informações sobre a estrutura da instituição para armazenamento das doses da vacina. A UFV afirmou que possui ultrafreezers capazes de guardar até 50 mil doses em temperaturas entre -60°C e -80°C.

No início do mês, a instituição havia manifestado interesse em receber as vacinas. De acordo com a UFV, os quatro ultrafreezers foram comprados no ano passado, com recursos disponibilizados pela Reitoria da UFV para as ações de enfrentamento à covid-19. Eles estão sendo usados pelos pesquisadores que realizam a testagem da covid-19, mas poderiam também armazenar as doses que poderiam servir, inclusive, para atender municípios vizinhos.

Em Minas Gerais, 47 municípios foram autorizados pela Secretaria Estadual de Saúde para receber as vacinas da Pfizer. As doses serão enviadas ao  longo desta sexta-feira, 21, por meio das Unidades Regionais de Saúde.

Na região da Zona da Mata, Ubá, Muriaé, Juiz de Fora, Manhuaçu serão contempladas.