UFV

UFV firma parceria com Dnit

Universidade irá colaborar com projetos de construção e uso das estrutura de pontes e viadutos


Publicado em: 22/11/2020 às 15:22hs

UFV firma parceria com Dnit
Foto: Divulgação/UFV

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) deu início a uma parceria com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), para contribuir na implementação do BIM (Building Information Modeling), que é a modelagem da informação da construção. As partes assinaram um TED (Termo de Execução Descentralizada) e, no dia 12, aconteceu uma cerimônia virtual para celebrar a parceria.

A UFV informou o objetivo é de que a instituição colabore com projetos de construção e uso das estruturas de pontes e viadutos. Além disso, a universidade deverá desenvolver metodologias para a avaliar a capacidade de cargas das estruturas e gestão das mesmas.

O professor Kleos Cesar Júnior, do Departamento de Engenharia Civil (DEC), informou que a escolha da instituição para participar do projeto se deve aos inúmeros prêmios que a UFV já recebeu sobre metodologias para o uso da tecnologia BIM. Segundo ele, ao utilizar a linguagem de acesso aberto, a BIM permite controlar todos os itens e fases de uma edificação, desde o projeto até futuras reformas. “É um banco de dados num modelo global de informação que permite transparência na gestão de obras e projetos”, destacou.

A respeito do TED, o professor José Carlos Ribeiro, do DEC, informou que o documento permite uma colaboração mútua entre órgãos e entidades ou, como no caso da UFV e Dnit, possibilita a execução de atividades específicas em benefício da unidade descentralizadora dos recursos. 

Já o professor Diogo Ribeiro salientou que o Departamento de Engenharia Civil também será beneficiado com a parceria, especialmente a pós-graduação. “Teremos a possibilidade de equipar nossos laboratórios e oferecer bolsas de graduação e pós-graduação projetando ainda mais o setor de Estruturas do DEC”, destacou.

A cerimônia virtual contou com a presença do diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, e do reitor Demetrius David da Silva, que destacou a importância da parceria no atual cenário de cortes de verbas para pesquisas.  Além deles e dos professores, participaram a vice-reitora Rejane Nascentes e o professor José Maria Franco de Carvalho, também do DEC.