UFV

UFV distribui mudas em campanha sobre “dia sem carro”

Incentivo a transportes alternativos no campus tem sido mais frequentes no campus, com a recente implantação de ciclofaixas


Publicado em: 22/09/2021 às 18:31hs

UFV distribui mudas em campanha sobre “dia sem carro”
Foto: divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) marcou o “Dia Mundial sem Carro” com uma ação no campus. Quem passou pelas quatro pilastras a pé ou por meio de transportes alternativos nesta quarta-feira, pode levar para casa mudas de árvores. A campanha visa estimular os integrantes da comunidade universitária a experimentarem maneiras alternativas para se deslocar.

Essa ação, além de integrar o Dia Mundial sem Carro, pensando na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida nas cidades, também é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no Brasil no dia 21 de setembro.

O diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano Comini, destaca que tanto a participação no Dia Mundial sem Carro quanto o incentivo ao plantio de árvores são ações locais que permitem a redução da pegada de carbono e atuam no desafio global de mitigar as mudanças climáticas. “Lembrando que o campus Viçosa é um sumidouro de carbono, ou seja, absorve mais CO2 do que as emissões geradas por suas atividades anualmente”.

O Dia Mundial sem Carro é uma data internacional, celebrada em cidades do mundo todo, e que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Na UFV, a realização tem apoio da Diretoria de Meio Ambiente, Diretoria de Comunicação Institucional, Divisão de Esporte e Lazer e Instituto Estadual de Florestas.