UFV

UFV corta 65 árvores da reta em projeto de rearborização

Outras 361 árvores, mais adequadas ao ambiente urbano, serão plantadas


Publicado em: 25/03/2021 às 13:00hs

UFV corta 65 árvores da reta em projeto de rearborização
Foto: Artur Vieira/Folha da Mata

A Universidade Federal de Viçosa avança no projeto de rearborização da reta principal do campus. Durante o mês de março, estão sendo cortadas pelo menos 65 árvores que apresentam algum risco de queda de galhos ou tombamento.

Como compensação, 361 novas árvores serão plantadas, de oito espécies diferentes, como quaresmeira, ipê-amarelo e pitangueira, que são mais adequadas ao meio urbano e, de acordo com a universidade, trarão mais segurança e melhorias nas condições ambientais.

O trecho que receberá a nova arborização fica na reta da Avenida PH Rolfs, entre a agência da Caixa Econômica Federal e o Laticínios Funarbe. O diretor de Meio Ambiente da UFV, Ulisses Bifano Comini, explica que muitas árvores que foram danificadas pelas chuvas de outubro de 2019 estão localizadas neste trecho, principalmente próximo ao Pavilhão de Aulas II (PVB).

O projeto de corte e plantio de árvores tem o envolvimento de diversos professores, ex-alunos e servidores da instituição e está regularizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e pelo Instituto de Planejamento e Meio Ambiente de Viçosa, (Processo DMA-IPLAM 348/2020).

Ao todo, a Universidade Federal de Viçosa possui mais de 3.400 árvores espalhadas pelo campus, de diferentes espécies, além dos amplos espaços gramados.