UFV

UFV classificada entre as 20 melhores instituições de ensino da América Latina

Além desta colocação, a federal viçosense ocupa a 13ª posição no ranking do Brasil e 2ª de Minas


Publicado em: 04/10/2021 às 16:41hs

UFV classificada entre as 20 melhores instituições de ensino da América Latina
Foto: Michael Uhebe

Num ranking inédito, intitulado "Top 10.000 Scients", a Universidade Federal de Viçosa obteve destaque. A qualidade da UFV  foi evidenciada, após 115 pesquisadores da instituição serem classificados de acordo com a relevância de suas pesquisas. O resultado foi divulgado pelo AD Scientific Index que a classificou como 16ª melhor instituição da América Latina.

Além disso, a UFV conquistou a segunda colocação em Minas Gerais, a 13ª no Brasil, como demonstrado pela publicação que considerou 186 países de todo o mundo, 11.700 universidades e quase um milhão de acadêmicos.

Segundo a UFV, o AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas baseados em valores do índice i10 (número de publicações com no mínimo dez citações de um pesquisador), índice h (resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador) e pontuações de citação no Google Scholar.

Por exemplo, se o índice h de um pesquisador é 50, significa que ele tem pelo menos 50 artigos publicados, cada um deles com pelo menos 50 citações.

Assim, o ranking considerou que o alto número da utilização de artigos como referências para outros autores demonstra o valor e a extensão da contribuição dos pesquisadores do ranking para a comunidade científica. A classificação foi feita a partir de 12 áreas:

  • Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura;
  • Negócios e Gestão;
  • Economia;
  • Educação;
  • Engenharia e Tecnologia;
  • História, Filosofia e Teologia;
  • Direito e Estudos Jurídicos;
  • Medicina e Ciências da Saúde;
  • Ciências Naturais;
  • Ciências Sociais e Outros.

PESQUISADORES EM DESTAQUE

Ao todo 453 instituições latino-americanas aparecem no ranking, sendo que, no Brasil, 7.656 cientistas foram destacados. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Guedes, ter 115 pesquisadores da Universidade entre os citados "representa um resultado consistente com o que temos observado nos rankings internacionais tradicionais, no que se refere à projeção da UFV".

Ele ressaltou, ainda, que a instituição estar entre tantas universidades brasileiras de porte significativamente maior e com mais docentes só evidencia a qualidade da UFV e o potencial dos seus pesquisadores no cenário internacional.

Todas informações do ranking podem ser conferidas neste SITE, que fornece, além de dados globais, números por continentes incluindo África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oceania.

A lista com os 10 mil pesquisadores da América Latina considerados pode ser conferida neste arquivo anexo.