UFV

Reitor da UFV é eleito presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais

Demetrius ficará no cargo até o início de 2025


Publicado em: 21/03/2024 às 10:26hs

Reitor da UFV é eleito presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais

Na última terça-feira (19), o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, foi eleito presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes-MG). Demetrius, que já atuava como vice-presidente do Foripes, ficará no novo cargo até início de 2025

Durante este período, Demetrius planeja fortalecer o trabalho que vinha sendo realizado pela gestão anterior, presidida pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), João Chrysóstomo de Resende Júnior. Nesse sentido, pretende aprimorar o relacionamento com os deputados estaduais e com os deputados federais e senadores que representam Minas Gerais no Congresso Nacional para conscientizá-los ainda mais sobre a importância da educação superior pública, gratuita e de qualidade no estado.

Em sua gestão, o professor Demetrius deseja também estreitar ainda mais as parcerias com o governo de Minas Gerais, particularmente com a Fapemig, que, segundo ele, “é o grande aportador de recursos para ciência, tecnologia e inovação no estado”.

O reitor da UFV reconhece que terá pela frente uma série de desafios, especialmente relacionados às questões orçamentárias que tanto afligem as instituições que integram o Foripes. “Vamos focar neste debate e lutar conjuntamente por soluções”.

Para o professor Demetrius, é uma honra assumir a presidência do Fórum que tem uma história de quase 21 anos e é “extremamente importante” por reunir 19 instituições públicas de ensino de Minas Gerais: 11 universidades federais, duas universidades estaduais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e cinco institutos federais. Seu primeiro compromisso como presidente da entidade foi nesta quarta-feira (20), na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater os impactos do Decreto nº 48.715, que alterou o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

Fonte: UFV