UFV

Projeto Saúde em Rede realiza primeiro encontro em Viçosa

Projeto estratégico para a saúde pública de Minas Gerais prevê capacitação continuada visando a melhoria nos processos de acolhimento e atendimento de pacientes nas unidades de saúde


Publicado em: 27/05/2021 às 10:00hs

Projeto Saúde em Rede realiza primeiro encontro em Viçosa
Foto: Prefeitura de Viçosa

Os profissionais da Atenção Primária à Saúde e do CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada), da microrregião de Viçosa, estão participando de uma oficina tutorial do projeto Saúde em Rede, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). O evento teve início ontem e termina nesta quinta-feira, 27, no Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Ao todo, serão 12 encontros de formação.

O Secretário de Saúde de Viçosa, Dr. Julio Cotta esteve na abertura do evento e disse que o encontro pretende definir etapas de treinamento para uma melhor organização do fluxo de atendimento das pessoas nos PSFs até um possível encaminhamento a uma unidade hospitalar. “A gente espera que essa promoção seja o marco para fazer a organização do serviço em Viçosa”, destacou o secretário.

SAÚDE EM REDE

O Saúde em Rede e estratégico para a saúde pública em Minas Gerais e, por vários anos, a proposta de educação permanente em saúde custou a sair do papel. Viçosa foi contemplada na primeira etapa de expansão do projeto para as microrregiões, que conta com aproximadamente 50 unidades de saúde, incluindo os demais municípios vinculados.

O município aderiu no dia 4 de março. O projeto visa a melhoria no atendimento ao paciente, desde o acolhimento à resolução do tratamento, entendendo os processos da rede púbica de saúde e estudando as formas de cuidado, considerando também as características da região. O objetivo é promover a estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio da organização dos processos de trabalho da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

O Superintendente Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, Marcus Schitini, disse que a “A SRS faz o acompanhamento e monitora as melhorias nas políticas públicas nos municípios e isso inclui também a questão da estrutura das unidades de saúde para promover um atendimento mais qualificado aos pacientes”.

Também participaram do encontro representantes da Coordenação Estadual do Projeto Saúde em Rede; da central da SES/MG; de apoiadoras da ESPMG (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais); e do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais).

whatsapp-image-2021-05-26-at-094231

Representantes de diversos órgãos de saúde de MG participaram do encontro do Saúde em Rede em Viçosa